Quatro voluntários do Atados contam como é se engajar no voluntariado

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos”.

De acordo com a Agenda 2030, plano de ações elaborado em 2015 por 193 países-membros da ONU, o voluntariado é uma das ferramentas para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são metas interconectadas que combinam os maiores desafios globais do desenvolvimento sustentável. 

Para celebrar o voluntariado como meio de transformação social e inspirar outras pessoas a se engajarem no trabalho voluntário, separamos uma série de depoimentos de voluntários relatando sua experiência.

Milena Ariani, Voluntária de Comunicação no blog do Atados:

“No começo, quando me questionavam sobre o porquê de eu ter me inscrito para ser voluntária de um blog, eu sempre respondia algo relacionado só à vontade de aprender algo novo e preencher o currículo. Mas de uma coisa eu tenho certeza, nunca foi ‘só’ isso! Mas confesso que no começo, sim, esse era meu pensamento. Mal sabia a Milena do passado que toda a trajetória dela seria muito mais que só treinar a escrita e produzir textos. Eu, hoje, consigo ajudar a engajar causas sociais, consigo pôr a mão na massa em prol de impulsionar as ONGs e seus trabalhos, bem como, trabalhar para que outras pessoas conheçam a plataforma do Atados. E de quebra, conheci pessoas incríveis, histórias marcantes e que vou levar para a vida, e também, adquiri conhecimento em áreas total fora da minha bolha.”

Christian Domingues, voluntário de comunicação no blog do Atados:

“Estava no segundo período de jornalismo quando me candidatei para a vaga no blog. Pensava que, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, acumular experiência prática e me capacitar na área de comunicação era uma necessidade inadiável. Com isso, somado à inspiração de minha namorada — grande entusiasta do trabalho voluntário —, fiquei progressivamente sensível à ideia. Foi aí que eu comecei a buscar vagas de voluntariado na internet e encontrei o Atados logo na primeira página. Surpreso ao ver uma oportunidade para atuar no próprio portal — o maior no ramo de divulgação do voluntariado no país —, me candidatei sem titubear. Pouco tempo depois recebi um e-mail de confirmação dizendo que eu havia sido aceito. Durante os trabalhos no blog, pude entrar em contato com causas, temas e pautas numa perspectiva que estimula o espírito solidário e fundamenta, por fim, a ação voluntária. Mas, sobretudo, aprendi sobre o valor da troca, que contagia, edifica e mobiliza — a exemplo do que  motivou a mim mesmo a embarcar no voluntariado: o contato genuíno com o outro.”

Luiz, voluntário de comunicação na Expansão desde 2020:

“Meu nome é Luiz, sou de Machacalis (MG), mas estudo na cidade de Uberlândia (MG). Comecei a vida no voluntariado em 2016 e a partir daí foi uma paixão crescendo cada vez mais. Minhas áreas de atuação são na Saúde e na Educação. Conheci o Atados em Novembro de 2019 quando soube de um projeto chamado Nós Atados. Em Julho de 2020 entrei para a equipe de expansão nacional e a cada dia eu aprendo mais e mais. Ver a importância da rede foi de grande importância para o meu crescimento pessoal e profissional. A cada dia eu encontro uma nova oportunidade de crescimento e isso me encanta. A Ma Bahia e a Ma São Paulo são meus exemplos e gestoras. Doces, focadas, disciplinadas e sempre atentas à equipe. Só tenho que agradecer pela oportunidade.”

Letícia, primeiro voluntariado, Expansão 2021:

“Para mim, ser voluntário é uma oportunidade de evoluir como pessoa. É doar seu tempo e em troca  receber conhecimento e vivências incríveis. Participar do projeto de expansão foi super gratificante e me trouxe a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, fazer amizades muito especiais, conhecer ONGs com diferentes causas sociais, participar de eventos e capacitações, ouvir  sotaques de diversas partes do Brasil, compartilhar histórias, me divertir, entre outras coisas. Estar na equipe de expansão também me motivou a participar de mais ações voluntárias, me envolver em mais projetos, abrir minha mente para outras possibilidades e querer conhecer mais ONGs e projetos sociais, algo que eu nunca imaginei que estaria fazendo antes da expansão começar. Sou grata por tudo o que essa experiência me proporcionou e faria tudo de novo desde o começo.”

Nós, do Atados, esperamos que os valores do voluntariado sejam cada vez mais difundidos no Brasil. A partir da troca, acreditamos que é possível construir um mundo melhor. Fechando com uma frase de Eduardo Galeano: “Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas.”


Conecte-se ao Atados!

Atados | Facebook | Instagram

Christian Domingues
Voluntário de Comunicação

Milena Ariani
Voluntária de Comunicação