Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU podem — e devem — orientar o planejamento de práticas de ambiental, social e governança das empresas

Ao pesquisar na internet sobre ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance — em português: ambiental, social e governança), não é raro encontrarmos outra sigla associada ao tema: ODS. Estas três letras se referem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e, ainda que não sejam “sinônimos” para ESG, fazem parte do mesmo alfabeto: o do desenvolvimento sustentável.  

Agenda 2030

Como explicamos aqui, desde o evento que deu origem a esse conceito até o nível de debate atual, muitas pautas vêm sendo agregadas à discussão e à articulação pela sustentabilidade do planeta. Em 2015, representantes dos 193 países-membros da ONU definiram a erradicação da pobreza como o maior desafio global e principal requisito para um desenvolvimento sustentável. Do encontro que fizeram, surgiu um plano de ações a ser seguido pela comunidade internacional pelos 15 anos seguintes: o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que veio a se tornar a Agenda 2030

Nela, encontram-se os 17 ODS, além de 169 metas para erradicar a pobreza e promover a vida digna para todos no planeta até o ano de 2030. Os Objetivos são interconectados e combinam os maiores desafios globais em três campos do desenvolvimento sustentável: o econômico, o social e o ambiental.

Ilustração com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Cada Objetivo encontra-se em um quadrado colorido com uma figura que o representa.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Fonte: Reprodução)

Os ODS e suas descrições, de acordo com a ONU, são: 

1. Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares.

2. Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

5. Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento.

7. Energia acessível e limpa: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia.

8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.

9. Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Redução das desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

14. Vida na água: conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

16. Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Qual a relação dos ODS com o ESG?

Por um lado, o ESG está intimamente relacionado aos ODS, uma vez que diz respeito a práticas empresariais fundamentais para o desenvolvimento sustentável da organização como parte da sociedade. Em contrapartida, os ODS extrapolam as ações dentro de uma única companhia e são compromissos globais entre os mais diversos atores, como governos, instituições, sociedade civil e o próprio setor privado. 

A principal conexão entre esses dois conceitos está no fato de que as empresas têm uma função social relevante e são cada vez mais cobradas em relação ao seu posicionamento diante dos principais desafios globais de hoje. Nesse sentido, os ODS podem servir como um norte para planejar mudanças e adotar práticas estratégicas dentro do campo do ESG. 

Vale ressaltar que esse processo se retroalimenta: ao se guiar pelos ODS para construir uma estratégia ESG, a companhia se adequa a um modelo sustentável de produção e contribui para a concretização desses Objetivos, não só a partir das próprias ações, mas também ao influenciar positivamente seus stakeholders, ou seja, colaboradores, clientes, parceiros, entre outros. 

Como o voluntariado contribui para os ODS?

Existem muitas maneiras de não só as empresas, mas também os governos, outros segmentos sociais e cada um de nós fazermos a nossa parte pelo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nós, do Atados, apostamos na articulação entre o setor privado, organizações da sociedade civil e indivíduos como forma de engajamento social pela redução das desigualdades, a promoção de oportunidades iguais para todos e todas, a preservação do meio ambiente, a garantia dos direitos humanos e a transformação coletiva. Valores alinhados aos ODS. 

Uma forma de colocar a mão na massa por um mundo mais sustentável ambiental e socialmente é realizar um trabalho voluntário. A própria Agenda 2030 reconhece o papel essencial do trabalho colaborativo entre governos e instituições públicas com universidades, organizações filantrópicas e grupos de voluntários. O Atados oferece vagas a qualquer pessoa para apoiar nossa rede de mais de 3 mil ONGs e desenvolve e executa programas e ações de voluntariado corporativo. 

Acesse a plataforma do Atados para encontrar oportunidades de se voluntariar! E, se você faz parte de uma empresa, pode potencializar essa ação ao mobilizar um projeto personalizado de voluntariado empresarialconverse conosco sobre

*A palavra friends no título deste texto é o termo em inglês para amigos e, aqui, significa mais especificamente amigas


Conecte-se ao Atados!

Atados | Facebook | Instagram

Aline Naomi
Jornalista e analista de conteúdo

Edição: Juliana Borre