Na plataforma do Atados, há mais 430 organizações engajadas pela causa ambiental e pela sustentabilidade do nosso planeta. Confira 10 delas

Em junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada para reforçar a importância de preservá-lo e o nosso papel nessa missão. E, quando falamos em nos engajar, significa ir muito além do discurso: é preciso colocar em prática ações cotidianas que gerem menos impacto e apoiar a corrente pela preservação do nosso planeta.

No Brasil, existem centenas de ONGs que atuam na “linha de frente” pela causa ambiental, dedicadas ao uso dos recursos naturais e dos não naturais de forma sustentável. Essa mobilização é fundamental pelas gerações do presente e pelas que virão.

Aqui, no Atados, há mais de 430 ONGs que têm a preservação do meio ambiente como uma das suas principais pautas. A maior parte delas fica em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná e Minas Gerais. Mas, se você quer se mobilizar e não reside em um desses estados, também pode participar. Na plataforma do Atados, é possível se inscrever em vagas de voluntariado remotas e presenciais de entidades em diversas cidades do país. 

Apresentamos 10 ONGs que se mobilizam de diversas formas pelo meio ambiente. Venha conhecê-las e se engajar, você também, nessa causa.

1- Instituto Regeneração Global (IRG)

Do Brasil para o mundo, essa ONG possui como principal objetivo a expansão e a consolidação de uma biblioteca de ideias inovadores pela sustentabilidade, a WikiSolution. Nela, você encontra várias alternativas sustentáveis: cerca de 700 soluções de 40 países, disponíveis em 14 idiomas, que contribuem para a regeneração do planeta e o equilíbrio da sociedade. Tudo isso pode ser usado por pessoas, empresas, governos e intuições.

2 – Instituto Ecotece

Para quem gosta de moda consciente e humanização dos processos produtivos de roupas, essa ONG está a todo vapor desde 2005 em São Paulo. Aplicando cursos e projetos, promovendo uma cultura de sustentabilidade na área da moda, visando modificar não somente a produção de roupas como, também, a conscientização sobre o consumo, para que possam se tornar mais inclusivas e limpas. Trabalha com recursos orgânicos, reciclados e biodegradáveis. 

3 – Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB)

Para a promoção da conscientização ambiental, esse instituto, que pertence ao conselho da ZWIA (Zero Waste International Alliance, em português Aliança Internacional para o Lixo Zero), realiza a Semana do Lixo Zero em várias cidades do país. O objetivo é promover o reaproveitamento, a reciclagem e o descarte correto dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução do lixo. A entidade atua  ainda em diversas missões internacionais para conhecer e difundir boas práticas internacionais de descarte e programas de lixo zero. 

4 – Sustentarte

Formado por ambientalistas, educadores e profissionais da sustentabilidade com estudos internacionais, o grupo atua por soluções a questões sociais e ambientais no Brasil desde 2010, por meio da promoção de ações de educação ambiental e sustentabilidade, misturando a arte e as vivências locais. Atualmente, trabalha para a transformação socioambiental em mais de 20 escolas públicas e privadas de cidades do Rio de Janeiro. 

5 – OHquidea

Essa organização coleta de orquídeas descartadas e as distribui em palestras e  workshops, incentivando a criação de miniorquidários nos espaços de parceiros, clientes, colaboradores e visitantes. Além disso, treina pessoas que desejam desenvolver ações de impacto na sociedade, a partir de técnicas de valor socioambiental, resgatando princípios de pertencimento e consciência colaborativa.

6- Instituto Costa Brasilis

É formado por educadores que atuam em pesquisas, projetos e ações e promovem projetos que integram o desenvolvimento econômico com a preservação do patrimônio natural, social e cultural da região costeira. O instituto realiza ações de mobilização social que promovam mudanças estruturais, sociais e políticas nas comunidades e discute atividades nocivas à sociedade e ao patrimônio histórico-cultural.

7- Parque Ibirapuera Conservação

O projeto tem como focos melhorar a experiência do frequentador e construir uma comunidade dedicada a cuidar do Parque Ibirapuera e suas belezas naturais. A Conservação acredita que, junto ao público, pode colaborar para um parque mais limpo, seguro e bonito e conservar os ativos naturais, culturais, históricos e esportivos do Parque.

8 – Instituto Virada Sustentável 

Dedica-se a promover a educação para a sustentabilidade por meio de mobilização colaborativa de diversas organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas e coletivos. Promove a Virada Sustentável, agito cultural com duração de dois a quatro dias e centenas de atrações e atividades gratuitas, distribuídas em diversas regiões das cidades. 

9 – Canteiros coletivos

Em atividade desde 2012, tem como foco a recuperação e criação de mais áreas verdes de convívio e o incentivo à gestão e ao uso democráticos dos espaços públicos de Salvador (BA). Promove também a intervenção no espaço urbano, fazendo com que a cidadania se torne mais ativa, rica de voluntariado e de pessoas que se vejam como atores essenciais no cuidado das áreas comuns de seus bairros.

10 – Roupa Livre

De Florianópolis (SC), essa ONG também se dedica ao consumo e à produção consciente de vestuário. O movimento está aberto a quem quer experimentar um novo olhar sobre o que veste, por meio de eventos, livros digitais, mapeamento de iniciativas, produção de conteúdos e muita mão na massa.


Conecte-se ao Atados

Atados| Facebook | Instagram

Milena Ariani
Voluntária de Comunicação

Revisão e Edição: Daniela Souza e Juliana Borre