Brasil foi um dos três países que mais sofreu retrocessos

Como já contamos aqui no blog, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, são as principais metas para erradicar a pobreza e promover a vida digna para todos no planeta. Eles estão  descritos na Agenda 2030, documento articulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e construído pela comunidade internacional em 2015. 

Com a pandemia e o aprofundamento das desigualdades, atingir os ODS pode ser ainda mais difícil. É o que mostra o mais recente Relatório de Desenvolvimento Sustentável, elaborado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN, na sigla em inglês). O documento também traz o Índice de Desenvolvimento Sustentável (ou Sustainable Development Goals Index, também em inglês), que mostra a performance dos países em relação aos ODS.

Considerando esse índice um parâmetro sobre como estamos em relação aos ODS, pode-se observar que houve um retrocesso global, uma vez que a média dos países sofreu redução dele em 2020 na comparação com o ano anterior. Foi a primeira vez em que o indicador apontou sofreu recuo desde a adoção dos ODS.

O relatório explica que a pandemia impactou as três dimensões do desenvolvimento sustentável — econômica, social e ambiental — e alerta para o aumento da pobreza, da insegurança alimentar e do desemprego, o que impacta os ODS 1 (erradicação da pobreza), 2 (fome zero e agricultura sustentável) e 8 (trabalho decente e crescimento econômico). 

Os ODS no Brasil

O Brasil ocupa o 61º lugar no ranking de 165 países e é listado como um dos três que tiveram o maior declínio no índice, ficando à frente apenas de Tuvalu, país situado na Polinésia, e da Venezuela. Ao analisar os ODS por país, o documento também mostra que os principais desafios do Brasil são:

  • Saúde e bem-estar (ODS 3);
  • Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8);
  • Redução das desigualdades (ODS 10);
  • Consumo e produção responsáveis (ODS 12);
  • Vida na água (ODS 14);
  • Vida terrestre (ODS 15);
  • Paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16).

Agir hoje para alcançar os ODS amanhã

À medida que os países se recuperam dos efeitos da pandemia, é importante ampliar as ações em direção ao alcance dessas metas. A Agenda 2030 reconhece que é essencial o trabalho colaborativo entre governos e instituições públicas com universidades, organizações filantrópicas e grupos de voluntários. 

Por isso mesmo, o Atados, em parceria com o Minas Voluntariado e a FUNDAMIG, organizaram o Prêmio Voluntariado Transformador, para reconhecer projetos de voluntariado independentes, de organizações da sociedade civil, de órgãos públicos e de empresas e promover a prática do trabalho voluntário como ferramenta para alcançar uma sociedade mais sustentável em todos os aspectos. 

Se você nunca realizou um trabalho voluntário, este é um excelente momento para encontrar uma vaga ou pensar em um projeto de voluntariado corporativo na sua empresa. Venha ser parte da mudança!

Imagem em destaque: Adam Nieścioruk via Unsplash


Conecte-se ao Atados!

Atados | Facebook | Instagram

Aline Naomi
Jornalista e analista de conteúdo

Edição: Juliana Borre