O que motiva as pessoas a darem o primeiro passo para o trabalho voluntário? Quem as incentiva? E o que as impede de realizarem ações sociais de voluntariado? Para responder a essas perguntas, nós, do Atados, lançamos uma pesquisa inédita sobre voluntariado. Chamada O Despertar para o Voluntariado, a pesquisa foi respondida por cerca de 500 brasileiros e buscou entender o primeiro dos três pilares da metodologia do Atados, que são:

  1. O despertar, motivando as pessoas a se interessarem no voluntariado;
  2. O conectar, realizando a ponte entre pessoas e OSCs (organizações da sociedade civil);
  3. O desenvolver, criando projetos e metodologias próprias que geram maior impacto.

Confira quais foram as principais conclusões que saíram da pesquisa!

1. A maioria das pessoas já se envolveu com o voluntariado

De acordo com o levantamento, cerca de 57% participa de alguma ação voluntária no momento. Dos que não participam, 72% afirmaram que já foram voluntários no passado. Apenas 11,7% dos respondentes nunca foram voluntários.

2. Uma mão puxa a outra

Dos que já haviam realizado alguma ação de voluntariado, 67,3% disseram que foram incentivados por conhecidos, como amigos, familiares e colegas de trabalho. Essa, inclusive, foi a principal motivação de 14% das pessoas, junto com interesse em ajudar outras pessoas (16%) e interesse em ajudar uma causa específica (11%). 

3. Falta de tempo é o maior obstáculo para se engajar no voluntariado

Dentro dos que não realizam atividades voluntárias no momento, 26% afirmaram que o principal motivo para isso é a falta de tempo. O motivo foi seguido pela dificuldade de encontrar uma instituição interessante (16%), não saber onde encontrar vagas de voluntariado (16%) e dificuldade de se identificar com uma causa (15%).

Quer saber mais sobre o panorama do voluntariado? Acesse a pesquisa na íntegra clicando aqui!

Capa da pesquisa sobre voluntariado do Atados, em que se lê o título da publicação