Em 1992, a data de 25 de julho foi reconhecida, em um evento de mobilização em Santo Domingo, na República Dominicana, como o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha como forma de dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero e raça, sem se render às muitas tentativas de silenciamento de sua cultura e de sua memória ancestral. 

No Brasil, a celebração também homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, que resistiu à escravidão por duas décadas e foi responsável pela articulação do Quilombo do Quariterê, em Mato Grosso.

A data é um marco para lembrar a luta cotidiana de mulheres que resistem às desigualdades e violências impostas e buscam formas de se organizar pela garantia dos seus direitos e de melhores condições. Na nossa plataforma, há diversas ONGs que atuam pela equidade e pela justiça social para as mulheres negras.  

Nós te damos cinco sugestões, mas há diversas outras organizações mobilizadas por essa causa. Apoie uma delas!

Segue a lista:

1. Coletivo das Mulheres Negras Abayomi

A CMNA (abreviação do nome da organização) se dedica à promoção de atividades de relevância pública e social, como promover a valorização das mulheres negras e combater as desigualdades às quais as mesmas estão historicamente submetidas, entre tantas outras demandas fundamentais para a equidade e o bem-estar da mulher negra. 

2. Fundo Agbara 

É o primeiro fundo de mulheres negras do Brasil. Uma organização antirracista e sem fins lucrativos gerida por nove mulheres negras, que têm como missão a potencialização de iniciativas de empreendedoras negras periféricas da região metropolitana de Campinas (SP). Promove geração de renda, educação qualificada, equidade racial e de gênero, defesa de direitos, empoderamento feminino e racial, consciência cidadã, diálogos com importantes atores do setor público etc. 

3. Think Olga 

A ONG tem como missão sensibilizar a sociedade sobre questões de gênero e suas intersecções, e educar e instrumentalizar pessoas dispostas a serem agentes de mudança na vida das mulheres. Luta por um mundo no qual a violência contra as mulheres não exista e a inteligência e a criatividade sejam valorizadas e compartilhadas. 

4. Mulheres de Peito e Cor 

É uma ONG com ações focadas em dar suporte a mulheres, apresentando oportunidades e ferramentas para que tenham fonte de renda. O projeto atende também mulheres que padecem de fibromialgia ou em situação de rua, assim como os seus filhos. 

5. Biblioteca na bicicleta

Esse coletivo leva leitura e atividades recreativas a crianças com a finalidade de melhorar a integridade psicofísica durante este período de pandemia e distanciamento social. Tem como público-alvo principalmente meninas negras entre 7 e 18 anos, suas mães e familiares. Busca fortalecer a autoestima, melhorar a compreensão da realidade, contribuir com a reflexão para gerar uma narrativa própria de suas histórias que lhes permita observar o mundo numa perspectiva de melhores possibilidades de desenvolvimento. 

Vem com a gente para essa rede de #GenteBoa ❤


Conecte-se ao Atados!

Atados| Facebook | Instagram

Milena Ariani
Voluntária de Comunicação

Revisão: Daniela Souza

Edição: Juliana Borre