No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, com o objetivo de conscientizar a população acerca da promoção da qualidade de vida, assim como os diferentes fatores ligados à saúde da sociedade. Para a OMS, a saúde vai além da ausência de doença, sendo considerada “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. 

Desde quando a data começou a ser celebrada, em 1950, é definido um tema alinhado a uma das prioridades da organização. Em 2022, a temática escolhida é “Nosso planeta, nossa saúde”. A ideia é compreender que a conservação da biodiversidade está ligada diretamente à saúde humana. 

Já existem diversas evidências sobre os impactos das mudanças ambientais globais no bem-estar das pessoas. O aumento de fenômenos como ondas de calor ou frio, inundações e secas impactam as pessoas ao desencadear maior disposição de distúrbios físicos e mentais, assim como de transmissões de doenças por vetores.

Dessa forma, ao pensar a proximidade entre a preservação dos ecossistemas e a saúde humana, é possível desenvolver ações voltadas para a segurança nutricional e alimentar, acesso à água potável e ar puro, que contribuem não só para a subsistência e desenvolvimento local, como também com a manutenção dos valores socioculturais.

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site da Organização Pan-Americana da Saúde.

A saúde na legislação brasileira

No Brasil, a Lei 8.080 compreende a saúde como um direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado a formulação e execução de políticas socioeconômicas com objetivo de garantir o acesso universal e igualitário a elas. Assim como a OMS, a Constituição Federal também reconhece a relação da saúde com outras áreas da sociedade, como consta no artigo abaixo: 

Art. 3o  Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Associar a saúde a outros âmbitos da vida em sociedade possibilita a elaboração de políticas públicas voltadas não apenas à construção de hospitais e ao fornecimento de medicamentos, por exemplo, como possibilita também o investimento em segurança alimentar, moradia digna, educação acessível, mobilidade urbana funcional.

Como ser um aliado da causa?

Uma das dúvidas mais comuns sobre a participação em projetos voltados para a saúde é se apenas pessoas da área podem colaborar. Isso é um mito: estudantes e profissionais da saúde podem colaborar. As organizações também precisam de voluntários para outros setores, como o administrativo, financeiro e operacional. Também é possível dar suporte na área de comunicação, através da produção de conteúdo, do design e do gerenciamento de redes sociais.

Atualmente, na plataforma Atados, existem mais de 500 projetos voltados para a saúde e mais de 200 vagas para voluntários de todas as áreas. Acesse e saiba mais sobre as oportunidades!

Imagem em destaque: Clay Banks via Unsplash

Ingryd Hayara
Sempre em busca de conhecer e contar novas histórias.
Voluntária de Comunicação