Entenda mais sobre a doença e seja você um voluntário!

4 de fevereiro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer. A data foi criada por meio de uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ambas têm o intuito de promover uma campanha de conscientização da sociedade sobre a doença, bem como influenciar que governos e instituições se mobilizem em prol do combate e da prevenção do câncer.

Em 2022, e durante os próximos dois anos, o lema da campanha é: “Somos iguais e diferentes”. A ideia é abordar todos os obstáculos que impedem pessoas de todo o globo a terem acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer. Outro tema é a equidade no controle do câncer, lembrando a todos a importância do acesso a serviços melhores e mais justos relacionados ao câncer.

Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

Situação da doença no Brasil

Agora, quando falamos de dados no Brasil, o país registra centenas de milhares de mortes por ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2019 foram mais de 230 mil óbitos pela doença. Os tipos da doença mais comuns são o câncer de próstata nos homens (31,7%), e de mama nas mulheres (29,5%).

Considerando somente o câncer de mama, por exemplo, estimou-se que haveria mais de 66 mil novos casos em 2021, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. De acordo com a mesma análise, as maiores taxas de incidência são nas regiões Sul e Sudeste do país. 

E para que se evite novos casos da doença, tirando os que são acometidos por fatores genéticos (hereditários, familiares e étnicos), a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde fez uma lista com 12 dicas para prevenir o câncer, dentre elas:

  1. Não fumar;
  2. Adotar uma alimentação saudável;
  3. Manter o peso corporal adequado;
  4. Praticar atividades físicas;
  5. Amamentar;
  6. Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
  7. Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
  8. Vacinar-se contra a hepatite B;
  9. Evitar bebidas alcoólicas;
  10. Evitar carnes processadas;
  11. Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
  12. Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Nós separamos cinco organizações que trabalham diretamente no combate ao câncer e apoio a quem tem a doença para você conhecer, veja só:

TUCCA

Esta Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer foi fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de jovens carentes com câncer, que não tinham condições de pagar por um tratamento adequado.

AHPAS (São Paulo)

A AHPAS é uma instituição sem fins lucrativos que oferece, desde 1999, o transporte e apoio sociofamiliar gratuitos a crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social que estão em tratamento grave do câncer nos hospitais pelo SUS.

Casa Ronald McDonald (ABC, São Paulo e Rio de Janeiro)

Oferece um “lar longe de casa”, dando apoio psicossocial e promoção da qualidade de vida para crianças e adolescentes com câncer, em tratamento especializado em hospitais locais, e suas famílias. Com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento e apoiar a cura, a Casa, como parte essencial de seus cuidados, oferece aos seus “hóspedes” mais do que acomodações convenientes em um ambiente caseiro seguro e confortável. 

AACC (São Paulo)

A Associação de Apoio à Criança com Câncer é uma organização social que apoia crianças e adolescentes com câncer e seus familiares. Ela oferece assistência completa aos pacientes, que podem contar com auxílio no transporte, fornecimento de medicamentos e produtos de higiene pessoal, além de cinco refeições diárias.

HumSol (Curitiba)

O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, que desde 2009, reúne voluntários interessados em atuar em prol de atividades focadas na prevenção do Câncer. Sendo assim, desenvolve projetos que promovem mudanças pela informação, inclusão cidadã e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e de saúde.

No Atados, existem mais de 500 ONGs que atuam na área da saúde e mais de 200 vagas para profissionais da área ou não colocarem a mão na massa e se voluntariarem.


Imagem em destaque: National Cancer Institute / Unsplash


Conecte-se ao Atados!

Atados| Facebook | Instagram

Milena Ariani
Voluntária de Comunicação

Edição: Ana Clara Selhorst, Felipe Moreira e Gabriela Pilla