Entre 2015 e 2019, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores. Saiba como você pode ajudar a mudar esse cenário

O hábito da leitura pode ser prazeroso para uns e tedioso para outros, mas uma coisa não há como negar: ler traz muitos benefícios. Alguns exemplos são o exercício da imaginação, a melhora da concentração, o aperfeiçoamento da escrita e do vocabulário, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico e o bem-estar ao cérebro, entre outros ganhos.

Mesmo com tais vantagens, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, mostra que apenas 52% dos cidadãos brasileiros têm o hábito de ler. Ela acrescenta também que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, e esse número só tende a crescer devido ao frenético mercado tecnológico global que leva cada vez mais pessoas a usarem seu tempo livre para as redes sociais em vez de usá-lo para a leitura.

Segundo a agência We Are Social, o brasileiro está em terceiro lugar quando falamos dos campeões mundiais em tempo de permanência na rede, ficando, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado. Sendo assim, fica mais difícil exercitar a habilidade da leitura, a interação social e cidadania do indivíduo.

Por que você não vem conhecer a história do Dia do Livro e sua importância para que estes números daqui 5 anos se tornem diferentes?

Origem da data

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data existe em homenagem à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Biblioteca Nacional, pela Coroa Portuguesa. Antes, ela era situada em Portugal e era chamada de Real Biblioteca Portuguesa, sendo transferida em 1810 para o Rio de Janeiro, a capital brasileira na época.

A biblioteca tinha livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Hoje, a Biblioteca Nacional é a maior da América Latina e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. 

Livros e voluntariado: união que faz história

Uma forma de mudar o cenário da leitura no Brasil e levar o conhecimento das bibliotecas para as pessoas é colocando a mão na massa e apoiando organizações da sociedade civil que atuam com a leitura e ajuda outras pessoas a terem acessos a livros. Por isso, separamos uma lista de organizações e projetos que estão em nossa plataforma para você acompanhar: 

São Paulo:

Rio de Janeiro:

Minas Gerais:

Bahia:

Pernambuco: 

Santa Catarina:

Paraná: 

Rio Grande do Sul:

Imagem em destaque: Alfons Morales via Unsplash


Conecte-se ao Atados!

Atados| Facebook | Instagram

Milena Ariani
Voluntária de Comunicação

Edição: Aline Naomi