Todo ano no dia 19 de abril, no calendário nacional e em outros países do continente americano, tem sido celebrado o Dia do “Índio”. O principal objetivo da data não tem sido comemorar a contribuição ancestral na formação da sociedade brasileira, mas sim de aumentar os olhares para a luta de uma população que a cada dia sofre com o apagamento e preconcepção estereotipada de suas origens. 

E falando de estereótipo, já há alguns anos, o termo “índio” vem sendo discutido e questionado pelos povos originários. Para eles, tal nomenclatura foi criada pelos colonizadores como meio de reduzir a pluralidade da população, uma vez que gerou uma imagem distorcida – levando a crer que se referia aos povos das Índias –  e assim o distanciando da identidade de cada povo que existia. 

Sabe-se que, no Brasil, segundo o Censo IBGE/2010, calcula-se que há mais de 305 povos indígenas diferentes, somando 896.917 pessoas, o que equivale a 0,47% da população total do país. 

Mesmo com 324.834 indígenas morando hoje na cidade e 572.083 em áreas rurais, eles ainda são lembrados como aquele padrão construído socialmente de que só é “índio de verdade” se andar com cocar na cabeça, sem roupa, viver em uma aldeia, não estudar, não ter aparelhos eletrônicos, entre muitas outras coisas. 


No Atados, temos algumas ONGs que colocam a mão na massa e promovem ações em prol dos povos indígenas. Nós separamos 3 pra você conhecer hoje, veja só: 

1 – Pena Indígena: tem a finalidade e compromisso de apoiar e desenvolver ações para a valorização e manutenção da qualidade de vida dos indígenas.

2 – Doutores da Amazônia: tem como objetivo erradicar a falta de acesso da população indígena às premissas básicas de saúde e bem-estar.

3 – Médicos da Floresta: presta serviços 100% voluntários na área da saúde em comunidades indígenas localizadas em áreas de difícil acesso.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e conheça ONGs e vagas de voluntariado para você apoiar a causa indígena.

Milena Ariani
Voluntária de Comunicação