Criada pela ONU em 1994, data destaca a importância de assegurar os direitos dos povos originários em todo o mundo

No dia 9 de agosto, celebra-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi estabelecida na Assembleia Geral das Nações Unidas em 23 de dezembro de 1994, e marca a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Populações Indígenas da ONU, em 1982. O dia reafirma a garantia dos Direitos Humanos aos povos originários, reconhecendo e valorizando suas culturas, visões de mundo, línguas e costumes como aspectos identitários fundamentais.

A criação do marco no calendário é resultado da atuação global de diversas lideranças indígenas por condições dignas de existência em seus territórios. Neste sentido, um apelo foi feito para a interrupção das violências externas sofridas em aldeias e tribos — por exemplo, o genocídio étnico e o desrespeito ao direito à terra.

A expressão “povo indígena” significa “originário de determinado país, região ou localidade”, ou seja, remete às populações que viviam em seus territórios antes dos processos de invasão e colonização. São povos que estão decididos a conservar, desenvolver e transmitir seus territórios ancestrais e sua identidade étnica às futuras gerações. 

Povos indígenas brasileiros 

No Brasil, de acordo com o Censo 2010, vivem cerca de 896 mil pessoas autodeclaradas indígenas, representando 305 etnias. Desse total, 57,7% (517 mil) residem em território indígena oficialmente reconhecido. O legado cultural desses povos é elementar na formação da identidade brasileira, influenciando nossa língua, música, agricultura, culinária, artes visuais e folclore, entre outras influências culturais.

Apesar dos esforços para assegurar a essa população direitos fundamentais, a questão indígena ainda enfrenta muitos obstáculos nos dias de hoje, como o avanço da mineração, por exemplo. De acordo com levantamento do projeto Amazônia Minada, do InfoAmazonia, de novembro de 2020, pelo menos 58 requerimentos de pesquisa ou lavra de minério foram aprovados pela Agência Nacional de Mineração em territórios indígenas, algo proibido pela Constituição. 

Por isso, é importante pensar no voluntariado como caminho para contribuir ativamente na causa dos povos indígenas. Visite nossa página de causas dos povos indígenas e confira vagas alinhadas ao seu perfil. Faça parte dessa rede de #GenteBoa!

Foto em destaque: Giulia May via Unsplash


Conecte-se ao Atados!

Atados | Facebook | Instagram

Christian Domingues
Voluntário de Comunicação

Revisão: Daniela Souza

Edição: Aline Naomi