Além de contribuir para um mundo melhor, o voluntariado traz vários benefícios para a vida profissional. O voluntário ganha novas experiências e aprende a desenvolver soft skills, como pensamento estratégico, inovação, comunicação e agilidade, entre outros. 

Segundo Aliene França, Coordenadora da Área de Gente do Atados, o voluntariado é visto com bons olhos pelas empresas. “Ser voluntário demonstra que a pessoa tem iniciativa para fazer a diferença. Não fica acomodado com suas próprias insatisfações, ou seja, é uma pessoa antenada e disposta”. 

Participar de projetos sociais revela que o profissional é engajado, comprometido e preocupado com sua comunidade, qualidades procuradas em todas as áreas. Muitos voluntários aprendem a planejar eventos e a captar recursos, entre outras tarefas. 

“Você vai aprender na prática a atuar com determinadas funções e desenvolver inúmeras competências comportamentais, que com certeza vão te ajudar nos processos seletivos e desafios profissionais. É um prato cheio para o nosso crescimento” afirma Aliene.

As atividades voluntárias geram desafios, como a busca por soluções de problemas, e favorecem o relacionamento interpessoal. Outra vantagem é conhecer muitas pessoas e aumentar a rede de contatos.

Experiência e conhecimento

Outro ponto muito positivo é o de ganhar experiência em uma área com a qual ainda não trabalhou formalmente. “O voluntariado é uma das melhores portas de entrada nesse sentido. É perfeito para quem está começando na carreira, ou querendo mudar de área, de profissão”, explica a coordenadora do Atados. 

Mas como incluir essas experiências no currículo? É importante que o voluntariado esteja destacado em uma seção separada das experiências remuneradas. Assim, ela recebe o destaque que merece e o currículo não fica confuso. 

Já o formato para descrever a atividade voluntária é igual ao que fazemos com as demais: duração do trabalho voluntário, cargo que ocupou e tarefas realizadas. Essa última ajuda a demonstrar suas competências e experiências, ainda que não estejam relacionadas à sua área profissional.

Para Aliene, além de abrir os horizontes para novas realidades, trocas e aprendizados, o trabalho voluntário incentiva a pessoa a fazer sua própria gestão do tempo e tarefas. 

“Para dar conta dos estudos ou trabalho remunerado e voluntariado será muito importante ter uma agenda, fazer anotações sobre as demandas e, claro, priorizações”. 

Ela ainda conclui: “Ver no currículo do candidato que ele se envolveu com atividades voluntárias já nos dá uma percepção de que a pessoa é focada em soluções como um todo, ao invés de só focar no problema”. 

Na página de vagas do Atados, é possível buscar uma vaga como voluntário a partir de habilidades e áreas de atuação. 

Karem Massa Mognon
Jornalista, mãe e uma eterna aprendiz.
Voluntária de Comunicação