Evento visa engajar as pessoas para diferentes causas e oportunidades de voluntariado por meio de exposições, ações e arte.

 

O domingo do dia 07 de abril amanheceu ensolarado no Rio de Janeiro para iluminar o Dia das Boas Ações 2019. Em sua 4ª edição no Brasil, o evento organizado pelo Atados e produzido pela Muda Cultural é, na verdade, o maior movimento de voluntariado do mundo, mobilizando mais de 3 milhões de pessoas em mais de 90 países.

Logo cedo, o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, já estava movimentado com as ONGs parceiras montando seus espaços e os voluntários deixando tudo organizado para o grande dia. A primeira grande ação foi o mutirão de limpeza e o plantio de mudas no Arpoador, organizado pela Bota pra Girar e instituições parceiras.

Maria Valda e sua amiga em ação de plantio no Arpoador. Foto: Letícia Carpanez

Maria Valda e uma amiga participaram da ação de plantio. “É a primeira vez que estamos participando do DBA e estamos adorando. Eu sou voluntária em uma ONG voltada para o plantio e manejo de trilhas na Floresta da Tijuca e fiquei sabendo desta ação. Daí, resolvemos participar”.

Quem também participou pela primeira vez foi a Luciana que ajudou no mutirão de limpeza. “Eu tinha como meta em 2019 começar um trabalho voluntário. Já estava em março e ainda não tinha feito nada. Procurando por voluntariado, encontrei o Atados e fiquei sabendo do DBA e desta ação de limpeza. Fiquei muito interessada, porque os oceanos estão sofrendo tanto com a poluição e sou muito ligada nessa causa”.

Luciana participando do mutirão de limpeza na praia. Foto: Letícia Carpanez

 

ONGs Parceiras

Esta edição do DBA contou com 41 instituições parceiras que puderam expor suas causas, trocar experiências, conversar com os participantes do evento e conseguir voluntários.

O Projeto Ruas é um bom exemplo da força do Dia das Boas Ações. “Conheci o Projeto Ruas pelo DBA e super acredito no seu objetivo. E a gente sempre consegue bons voluntários aqui na feira”, conta Débora Bravos, atualmente umas das líderes do projeto.

O Ruas é um projeto que trabalha com pessoas em situação de rua e tem como objetivo promover o bem estar e cidadania para a população de rua por meio de dinâmicas e eventos de todas as áreas como artes, entretenimento, saúde e direito com a população dos bairros em que atua. A ideia é colocar os moradores desses bairros e a população de rua em contato, criando um vínculo e tirando-os dessa invisibilidade.

Outra ONG parceira é a Smile Train que participa do DBA desde a primeira edição. “O que a gente espera é dar visibilidade a uma causa que muita gente não conhece que é a fissura labiopalatina e com isso, trazer voluntários, doadores e tudo mais. Mas o mais importante é tornar a causa mais conhecida mesmo”, explica Mariana Stutz, do marketing da Smile Train.

 

Programação Cultural

Além da feira de voluntariado, o DBA tem uma programação cultural intensa com apresentação de algumas ONGs, palestras, oficinas e shows. E quem abriu a programação em 2019 foi o Instituto Prover que participou pela primeira vez do evento.

“As crianças e os jovens ficaram muito felizes em pisar no palco e se apresentarem com um trabalho que eles fizeram no último semestre. Então, isso é uma expectativa muito grande para eles, principalmente de fazer a abertura do evento”, conta Flávia Silva, presidente da instituição. O Prover é um projeto social que atende crianças de São Cristóvão e da Barreira do Vasco por meio da música e cidadania. Eles contam com violino, flauta doce, flauta transversa e viola e atendem crianças entre 5 e 17 anos que estão em vulnerabilidade social.

Outro ponto alto do DBA foi a apresentação do Slam das Minas que é uma batalha de poesias feitas só por mulheres. São textos críticos que falam da periferia, do preconceito, do machismo entre outros assuntos.

O evento terminou com o show de Doralyce e do bloco Charanga Talismã que fecharam o dia com muita alegria, mas também com muito senso crítico com as letras fortes da cantora e da sua banda.   

Show do Charanga Talismã. Foto: Fernando Tribiño

“É a minha primeira vez no DBA e está sendo uma experiência incrível, podendo conhecer melhor o trabalho do Atados. Porque esse trabalho de conectar as ONGs com os voluntários, eu acho muito importante. Além disso, pra mim é um crescimento como pessoa em poder ajudar os outros, fala Vanessa Costa, estudante de engenharia civil e voluntária da Sonhar Acordado que ajudou na barraca do Atados.

E é essa mensagem que o DBA quer deixar: conectar ONGs com pessoas, proporcionando trocas e novas experiências. Saiba mais e acompanhe as vagas de voluntariado em nosso site: www.atados.com.br

_________

*Texto escrito por Letícia Carpanez, voluntária do Atados no Rio de Janeiro.