Realizada em 36 cidades brasileiras, segunda edição de evento internacional levou programação para todo o país nos dias 1 e 2 de abril; Parques de BSB, RJ e SP receberam, juntos, mais de 22 mil pessoas, para série de eventos que mobilizou 4.600 voluntários de 200 organizações.

Fotos de Amanda Gushiken, Flavio Hebaru e Ruben Luz — voluntários do Comunicadores Atados

O Homo Poéticus (Marco Miranda), do Sarau do Binho, recitou poemas no Parque Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Flavio Hebaru/Voluntário do Comunicadores)

Nos dias 1 e 2 de abril, 36 cidades receberam mais de 230 iniciativas e atividades da segunda edição do Dias das Boas Ações, movimento global que tem o objetivo de despertar nas pessoas o engajamento em diferentes causas sociais.

Realizado no país pelo Atados, o Dia das Boas Ações de 2017 esteve presente em mais de 70 países. No Brasil, a segunda edição trouxe dois dias de atividades promovidas por 200 organizações, envolvendo mais de 26 mil pessoas.

Esse ano, com patrocínio da AMA — água mineral cujo lucro da venda é 100% revertido para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro — e produção da Muda Cultural, no domingo (02/04), três eventos com atrações artísticas e culturais, gratuitos para todas as idades, aconteceram simultaneamente nas cidades de São Paulo (Parque Ibirapuera), Rio de Janeiro (Parque Garota de Ipanema), Brasília (Parque da Cidade) e Salvador (Nossa Casa Colaborativa — Rio Vermelho).

Foi um momento para fortalecer e celebrar o que já tem sido feito por milhares de pessoas, ligadas à organizações sociais ou não. “Queremos gerar oportunidades de engajamento em causas sociais, despertando o sentimento de coletividade, para mostrar que gerar impactos positivos na vida das pessoas pode começar com um gesto simples”, comemora Nina Scheliga, uma das coordenadoras do evento.

Em São Paulo, domingo (2) no Parque Ibirapuera, diversas atividades com teatro, música e poesia animaram o público (Fotos: Amanda Gushiken/Voluntária do Comunicadores)

São Paulo
Em São Paulo, no domingo, 02 de abril, cerca de 10 mil pessoas se reuniram no Parque Ibirapuera, em uma programação para toda a família com espetáculos e tendas temáticas de sustentabilidade, diversidade e educação, que ofereceram oficinas de organizações que atuam nessas áreas, e atrações de teatro, dança e sarau, com Gigantes do Ar, da Cia Pia Fraus, Slam das Minas, Sarau do Binho, Barbatuques, Ballet de Cegos, Sambada com Instituto Brincante e participação de Antonio Nóbrega, entre outras.

Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o Parque Garota de Ipanema recebeu cerca de 7 mil pessoas para ver atrações musicais e circenses, como Terreirada Cearense, Grupo do Passinho, o Encontro de Corais Harmonicanto, Smile Train e Uma Só Voz e Unicirco Marcos Frota, além de atividades para as crianças, feira de adoção, debates sobre sustentabilidade, meditação, dança e gastronomia.

Brasília
Em Brasília, o Parque da Cidade abrigou uma série de atrações que, juntas, reuniu cerca de 5 mil pessoas voluntários para conferir apresentações musicais, com Duo Alvenaria, Banda Tiju, Cantigas Boleráveis, entre outros, show de comédia e espetáculo de balé, além de diversas atividades e mais de 30 opções de alimentação no Espaço Gastronômico, com foodtrucks e chefs.

Fortaleza
A construção de uma cisterna de 52 mil litros para a creche Náyra Lucia Gonzaga Saldanha, na cidade de Barreiras, a 72 km de Fortaleza, foi um dos destaques da programação no estado, e mobilizou 100 voluntários. Prevista para ser finalizada até o dia 07 de abril, realizada pelo CETRA — Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador, em parceria com a Organização Barreira Amigos Solidários (OBAS), a ação deve impactar positivamente no dia-a-dia da creche, que possui 51 funcionários e atende a cerca de 400 crianças e 230 famílias, aproximadamente.

No domingo, um mutirão de limpeza envolveu 50 voluntários que revitalizaram uma área no bairro Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza, promovido pelo Limpa Brasil, movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente, em parceria com a SEUMA (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente) da Prefeitura de Fortaleza e a marca de tintas Hipercor.

As crianças tiveram uma programação especial nos eventos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo (Foto: Flavio Hebaru/Voluntário do Comunicadores)

36 cidades de todo o Brasil
No sábado, 01 de abril, ONGs e entidades realizaram 230 ações que aconteceram simultaneamente nas cidades de Aracaju (SE), Barreira (CE), Belém (PA), Betim (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Cascavel (PR), Caçapava (PR), Curitiba (PR), Divinolândia (SP), Duque de Caxias (RJ), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Osasco (SP), Palhoça (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Bárbara D’oeste (SP), Santo André (SP), Sorocaba (SP), Sumaré (SP), São Carlos (SP), São João de Meriti (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Valinhos (SP), Vitória (ES), Volta Redonda (RJ), reunindo 4.600 voluntários.

Entre os destaques, no Rio de Janeiro, as pessoas puderam colaborar com a melhoria e instalação de postes solares em uma praça na Rocinha e com alimpeza do Arpoador; em São Paulo, houve um passeio guiado reconhecendo árvores e uma visita a abrigos de idosos e crianças; enquanto em Brasília foi realizado um jantar gourmet para pessoas em situação de rua e umpiquenique com refugiados.

Dia das Boas Ações
O Dia das Boas Ações (Good Deeds Day) é um movimento global de voluntariado presente em mais de 70 países, idealizado pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. Sua primeira edição foi em 2007, em Israel, idealizado pela organização não governamental Ruach Tova. No Brasil, é realizado pelo Atados e produzido pela Muda Cultural, com patrocínio da AMA.

Em São Paulo, até os pets curtiram o Dia das Boas Ações no Ibirapuera (Foto: Flavio Hebaru/Voluntário do Comunicadores)

Sobre a AMA
A água AMA começou a nascer no fim de 2015, quando o time de sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água. Depois de reunir diversas áreas da empresa e fazer uma parceria com o Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios que já nascem para resolver um problema social, surgiu a ideia de criar uma água engarrafada que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável. De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.

Muda Cultural
A Muda Cultural visa qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da arte e da cultura. Há dez anos, atua na concepção e realização de eventos e no desenvolvimento de projetos culturais, agindo como elo entre marcas e seus públicos de interesse, com concepção de ideias, curadoria de conteúdos e planejamento.

Atados
O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online, que conta com mais de 900 ONGs cadastradas e 60 mil usuários.

(Foto: Flavio Hebaru/Voluntário do Comunicadores)