Muitas vezes, a vontade de fazer um trabalho voluntário surge ainda na infância ou na adolescência. Acompanhando a vontade de colaborar, surge também a dúvida se crianças e jovens podem, ou não, participar destas atividades.

Atualmente, não há idade mínima estabelecida por lei para integrar programas de trabalho voluntário. Ou seja, crianças e adolescentes estão autorizados a participar dos programas de voluntariado disponíveis, sendo a participação dos jovens, nas diversas esferas da sociedade civil, assegurada pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e Adolescente.

Entretanto, para que a criança ou adolescente possa ocupar a vaga de voluntariado, é preciso ficar atento aos seguintes requisitos:

  • A atividade não pode ter caráter insalubre ou perigoso;
  • Os responsáveis devem concordar com o trabalho a ser promovido pelo jovem e visitar a instituição onde as atividades serão desempenhadas, em caso de trabalho presencial;
  •  Os responsáveis devem assinar o termo de adesão ao trabalho voluntário.

Segundo dados recolhidos em pesquisa promovida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017, os jovens de faixa etária entre 14 e 24 anos representavam 2,9% dos voluntários. Isso demonstra que já existe a participação de adolescentes no cenário do voluntariado brasileiro, mas ainda é preciso incentivar esses grupos para ocuparem mais espaços de colaboração.

A promoção de trabalho voluntário traz inúmeros benefícios ao indivíduo, como, por exemplo, o aprendizado sobre realidades e pessoas diversas daquelas presentes em seu círculo social e o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades. 

Em relação aos adolescentes, conforme pesquisa publicada em 2015 pela Universidade de Oxford, os programas de voluntariado podem reduzir os índices de depressão, uso e abuso de álcool e drogas, abandono escolar e gravidez indesejada.

Existem instituições, nacionais e internacionais, que oferecem vagas para crianças e adolescentes que desejam participar de trabalhos voluntários, tanto na modalidade trabalho presencial ou online. 

No Atados, temos a iniciativa Família Voluntária, que reúne vagas para engajar crianças e jovens de até 16 anos de idade em vagas de voluntariado. A criança ou jovem deve estar acompanhado de um responsável, que pode ser a mãe, o pai, outro parente ou um professor.

Acesse a plataforma do Atados e conheça as oportunidades disponíveis na Família Voluntária clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Acesse a rede Atados e saiba mais sobre oportunidades de voluntariado!

Ana Paula Paniza
Advogada especializada em violência obstétrica.
Voluntária de Comunicação