Com a crise no sistema de saúde do Amazonas diversas ONGs se juntaram para levar oxigênio para região

O colapso do sistema de Saúde Pública e a falta de oxigênio em Manaus, no começo de 2021, pode ser considerado um dos episódios mais desesperadores da pandemia da Covid-19  no Brasil. A cidade registrou 93 mil casos e 3.892 mortes desde o começo da pandemia. A crise da falta de oxigênio e de respiradores manuais comoveu a internet e diversas pessoas começaram a procurar formas de ajudar por meio de ONGs que, desde o começo da pandemia, têm realizado um trabalho importante na área da saúde. 

Diante da omissão das instituições governamentais, o país vive  uma crise que parece estar longe de acabar. No dia 20 de janeiro o país ultrapassou a marca de 1 mil mortes por dia e segundo o Ministério da Saúde foram mais de 200 mil vidas perdidas. 

O trabalho das ONGs tem sido fundamental para dar suporte aos profissionais de saúde e à população. O Atados entrou em contato com diferentes organizações para entender o trabalho que estão desenvolvendo e apoiar na divulgação de suas campanhas, pelas nossas redes sociais e com voluntários multiplicadores.

Conheça as campanhas que estamos apoiando: 

Greenpeace O Projeto Asas da Emergência levou 63 toneladas de produtos de saúde, alimentação e higiene para diversas regiões da Amazônia. 

Instituto Manaós – Com o objetivo de arrecadar fundos para compra de bipaps e conservadores de oxigênio, que serão utilizados tanto em comunidades ribeirinhas (tratamento pós covid, onde uma equipe de fisioterapeutas irá realizar os atendimentos em uma base na comunidade Nossa Senhora de Fátima), quanto em Manaus (parceria com UBS). PIX: 37.712.438/0001-02 / Banco do Brasil, Ag 1219-0 Cc 54141-9

Cruz Vermelha Amazonas – As ações são emergenciais, com apoio direto à organização. Atuam com testagem para covid, doação de cestas básicas, conscientização da população com práticas de higiene e isolamento social, doação de insumos hospitalares e EPI ‘s para UBS ‘s da região, terapia emergencial e atendimentos domiciliares.

Projeto SOMAR – #SOSAM tem o objetivo de levar duas mini usinas de oxigênio para o estado do Amazonas. São pelo menos 11 organizações envolvidas nessa campanha.

Clique aqui e saiba mais grupos envolvidos nesse projeto e que estão recebendo doações

Participe desse movimento! Se não puder contribuir financeiramente, você pode compartilhar a campanha em sua rede para alcançarmos mais pessoas. Conheça mais o trabalho dessas instituições e as vagas de voluntariado!