Saiba tudo o que rolou na  Expansão Nacional 2020

O ano de 2020 começou com o desafio de levar o Atados para novos estados do Brasil. O projeto piloto de Expansão teve como foco, antes da pandemia, fazer visitas presenciais nas instituições dos estados de Santa Catarina, Paraná, Bahia e Minas Gerais, focando nas capitais. Com o cenário pandêmico e as atividades interrompidas, o projeto sofreu mudanças para se adaptar. 

Neste novo modelo, de expansão online, foi formada uma equipe com 7 voluntários (as) que nos apoiaram à distância. Foi uma experiência incrível, pois essas pessoas nos ajudaram a fazer mapeamentos, agendamentos, conversas que apresentavam a plataforma do Atados para organizações sociais de suas cidades, parcerias estratégicas e cursos online. 

“Me senti acolhida e pertencente ao grupo do Atados, essa oportunidade foi importantíssima durante esse momento de pandemia, ser voluntária a distância me ajudou muito. O processo de conhecer de verdade cada organização, o trabalho, suas ações e sonhos das instituições, transforma o olhar, abre novos horizontes e possibilita enxergar outras realidades, pude conhecer muitas pessoas e ações positivas espalhadas pelo mundo”.


Juliana Ribeiro – Voluntária na Expansão Nacional do Atados – Campinas, SP 

As inovações surgem conforme os desafios aparecem e com isso houve uma valorização das conexões “online” das reuniões semanais de alinhamento do Atados que eram incluídas as pessoas de São Paulo e dos estados que começaram a fazer parte da expansão.  Com o voluntariado à distância foi possível ver conexões de organizações sociais com voluntários(as) de outros países, como no caso da Universidade Livre do Esporte. A Denise nos contou, por meio de um áudio super animado, que graças ao Atados tem uma voluntária na Irlanda ajudando a sua organização que fica em Curitiba, na área de Marketing.

Além das inovações, conhecemos muitas organizações que também trabalham em rede e nos fortaleceram durante esse processo de expansão, participando dos cursos, divulgando e também nos convidando para palestras, com isso percebemos ainda mais o valor das parcerias. Sem essas conexões engajadas não teríamos conseguido conhecer tantas organizações sociais novas e inspiradoras.  

“Acredito muito no poder da rede e desde os 18 anos dedico a minha vida às causas: educação e saúde. A conexão e a troca de experiências/informações é parte fundamental do processo dentro do Atados, é algo muito enriquecedor. Com o foco que tenho de “juntar” projetos, principalmente de cursinhos alternativos, o Atados auxiliou a ampliar a minha visão de oportunidades nesse sentido. 

Luiz Oliveira  – Voluntário na Expansão Nacional do Atados – Uberlândia, Minas Gerais

Os resultados da Expansão 2020

Conseguimos mapear 2.531 organizações, publicar na plataforma 189  novas ONGs dos estados que focamos a expansão – Santa Catarina, Paraná, Bahia e Minas Gerais -, também foram realizados 4 cursos online. Além disso, participamos de 6 cursos à convite de parceiros, tivemos 19 organizações parceiras mediando os cursos e realizamos 1 projeto com uma ONG (UNILEHU). 

Os resultados superaram as expectativas para 2020, mas a nossa maior felicidade foi formar a nossa equipe de trabalho, com 2 pessoas da equipe do Atados e 7 voluntárias(os). Uma equipe engajada, com brilho no olho, vibrando a cada organização fortalecida com o nosso contato, compartilhando aprendizados e criando um vínculo de amizade e companheirismo. Passamos juntes por esse ano tão difícil, mas com muito amor, dedicação e acolhimento! 

“Depois de 18 anos na indústria automobilística, as experiências de voluntariado no Atados transformaram o meu olhar de mundo, comecei a me engajar em ações sociais e estou em processo de transição de carreira, focando no terceiro setor.”


Fernanda Bing, voluntária na Expansão Nacional do Atados – Lauro de Freitas, Bahia

Um dos grandes exemplos desse envolvimento e amor, foram as ações que as voluntárias fizeram para além do que havíamos imaginado. Um dos exemplos foi a Juliana Ribeiro, de Campinas, que se conectou com a ONG Associação Mães que Informam, que trabalha com mães de crianças com deficiência. Ela começou a trabalhar de forma voluntária com as mães conduzindo rodas terapêuticas. Segundo Juliana o último encontro foi “bem perfumado” e ensinou a fazer banho de ervas, “É interessante observar a evolução das mães durante os encontros, elas vão se soltando e tem a oportunidade de ter um momento só delas de cuidado, afeto e descontração”, completa a voluntária. 

A importância e a potência do voluntariado moveu a nossa expansão! E não podíamos finalizar o texto de outra forma, com o depoimento da Roberta, que também foi voluntária na expansão nacional do Atados, entre exames, reuniões no carro e muita dedicação e amor, sempre presente.

E nessa tempestade de pensamentos tentando focar na minha “nova e velha prioridade”, e após inúmeras consultas na internet buscando ideias, descubro uma vaga para voluntário no Atados. Achei!!!!Agradeço muito ter encontrado o Atados e por ter sido tão bem recebida na equipe. Tenho conhecido um pouco a história, as dificuldades e os sonhos de diversos projetos sociais. Me encanto com essas pessoas que tanto se dedicam ao próximo, são pessoas maravilhosas e que me enchem de esperança. Minha contribuição é pequena, sei bem disso, mas me sinto muito realizada em cada pequena ação que, de alguma forma, contribui para que esses projetos ganhem ainda mais força com o trabalho de voluntários por meio do site do Atados.”


Roberta Ghizzo – Voluntária Expansão Nacional Atados – Florianópolis, Santa Catarina

Quer viver experiências como estas? É só entrar no nosso site e se cadastrar em projetos incríveis <3

Agradecemos a todos que fizeram parte da nossa rede em 2020 e seguimos juntes para um 2021 ainda mais transformador!