Texto escrito por Bruno Araújo voluntário do Atados.

A fim de promover a cultura de trabalho voluntário em campanhas políticas no Brasil, o Atados usa sua experiência de trabalho para criar um método de como administrar uma equipe de pessoas engajadas em uma campanha participativa além do voto, através de uma cartilha. A participação popular voluntária durante o período eleitoral é mais comum fora do Brasil e o objetivo deste material é trazer esse ideal para cá.

Uma campanha política tem um alto custo de verbas, portanto, quem tem acesso a esse recurso acaba tendo vantagem durante o período eleitoral por ter mais visibilidade. O mesmo acontece com os cargos políticos, eles têm uma grande perpetuação das mesmas pessoas e suas famílias. Vereadores, prefeitos, deputados, senadores transmitem essa herança para seus filhos, netos e pessoas próximas, ou indivíduos com um forte poder aquisitivo, fazendo com que as cadeiras políticas sejam sempre ocupadas pelos mesmos ideais. Transformando a política num cenário de desigualdade de pessoas e ideias.

Os Estados Unidos carregam culturalmente o voluntariado na política, os americanos trabalham nas campanhas eleitorais pelo fato de acreditarem nos ideais do seu candidato, do seu futuro representante. Um exemplo é o caso do ex-presidente Barack Obama, que na sua reeleição, em 2012, vencendo o Republicano Mitty Romney, agradeceu com lágrimas os voluntários de sua campanha. “O que vocês, jovens, fizeram significa que o trabalho que estou fazendo é importante. Estou realmente orgulhoso disto, estou realmente orgulhoso de vocês”, afirmou o então presidente.

Já em São Paulo, a candidatura da Bancada Ativista é um grande exemplo dessa tendência no Brasil, a equipe trabalhou voluntariamente na campanha política de 8 candidatos para 2016, somando 73 mil votos, com o resultado da eleição da Vereadora Sâmia Bomfim, do PSOL, que foi pela primeira vez candidata.  Agora em 2018, iniciaram uma mobilização para eleger uma candidatura com 8 co-candidatos, apoiados por um grande grupo de voluntários. Colaborando com a coordenação da equipe de voluntários, Nina Faria acredita que o trabalho desenvolvido por voluntários na política impacta diretamente na solução dos problemas em sociedade “ Ser voluntário em uma campanha política é colocar a mão no cerne da questão, é acreditar na transformação do sistema e na construção colaborativa”.

Segundo o Fundador do Atados, Daniel Morais, junto com Marina Frota da sua equipe, o objetivo da criação da cartilha é fazer com que as pessoas estejam engajadas no trabalho voluntário na política de forma participativa, além das redes sociais, impactando a força da campanha sem altos custos financeiros. Foi com esse objetivo que se criou a cartilha de mobilização para o Instituto Update. “ A ideia veio do Instituto Update, com o objetivo de desenvolver um conteúdo para que lideranças políticas possam usar o voluntariado com forma de reduzir os custos da campanha e aumentar o engajamento da sociedade civil na política”

Assim, novos candidatos com novas propostas terão mais chances de exercerem suas ideias em sociedade e com a participação das pessoas.

O método auxilia a equipe da campanha como um todo, desde o recrutamento, capacitação, divisão de setores, trabalho e celebração da campanha, além de apresentar os setores de atuação dos integrantes do grupo. Daniel acredita que esta forma de trabalho desenvolvido, a longo prazo, irá gerar a possibilidade de queda da desigualdade e trazer mudanças no fazer política “Futuramente vejo uma sociedade mais engajada na forma de fazer política. Lideranças políticas com mais ferramentas de mobilização de pessoas e eleições mais justas, pois não serão regidas apenas pelo dinheiro, mas pelas pessoas e suas causas sociais”.

Para conferir a entrevista completa clique aqui.

Baixe gratuitamente a cartilha aqui. Compartilhe com a sua rede!

Sobre o Atados

O Atados é a maior plataforma de voluntariado do Brasil. Temos mais de 90 mil usuários, 1400 organizações sociais e de 9 a cada 10 vagas de voluntariado são preenchidas. Saiba mais em www.atados.com.br