Cuidar dos filhos, manter a organização do lar e bancar financeiramente a família são desafios enfrentados por mais de 11 milhões de mães solos no Brasil, segundo dados levantados pelo IBGE em 2018.

Durante a pandemia, essa situação se agravou. Com tanta responsabilidade não compartilhada, mulheres têm enfrentado circunstâncias que lhe proporcionam danos emocionais e sociais, levando-lhe a situações de alta vulnerabilidade.

Com o objetivo de fortalecer essas mulheres em todo o País, iniciativas oferecem ferramentas, informações e apoio de diversos tipo. Separamos algumas sugestões para você. Olha só!

1. Mapa do Acolhimento

Se você já sofreu ou sofre algum tipo de violência, há uma rede chamada Mapa do Acolhimento que conecta mulheres a uma rede de psicólogas e advogadas dispostas a ajudá-las voluntariamente, de maneira presencial ou online. Para solicitar ajuda, basta acessar o site, clicar em “quero ser acolhida”, acessar a rede de apoio e preencher um breve formulário.

2. Capacitação empreendedora

Se você tem ou quer ter o próprio negócio, a Rede Mulher Empreendedora oferece formações e conexões gratuitas. Há uma série de 60 vídeos exclusivos; programas de capacitação e eventos gratuitos. Veja como se inscrever para ter acesso a esses produtos. 

3. Compre das mães

Se você vende algum produto ou serviço, você pode disponibilizá-lo na plataforma #CompredasMães, que foi criada pela Maternativa para dar visibilidade e gerar vendas para mães. Para divulgar seus produtos para potenciais clientes, você precisa ter acima de 18 anos e preencher o perfil no site com dados e imagens de produtos em até cinco dias úteis.

4. Aplicativo Proteja Brasil

Se você precisa realizar algum tipo de denúncia sobre violência doméstica ou qualquer tipo, é possível realizá-la por meio do aplicativo Proteja Brasil. Ele é gratuito e também permite acessar a localização de órgãos de proteção nas principais capitais e se informar sobre seus direitos. As denúncias são encaminhadas diretamente para o serviço de atendimento do governo federal. Basta realizar o download, disponível para Android e IOS.

5. Ligue 180

Se você quer ter acesso a uma série de serviços públicos de proteção e apoio à mulheres que sofrem algum tipo de violência, você pode ligar para a Central de Atendimento à Mulher no número 180. Este também é um canal de denúncias e de orientações sobre seus direitos. Detalhamos alguns destes serviços e informações disponíveis para você.


Conhece outra iniciativa? Conta pra gente nos comentários! Ah, e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo para alcançar mais mulheres que possam estar precisando de ajuda!