O evento, que ocorrerá em São Paulo em 13 de novembro e é cofinanciado pela União Europeia, pretende sensibilizar o público com debates, oficinas, atrações culturais e cases de soluções que já atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Nações Unidas.


Falar de sustentabilidade é falar de uma responsabilidade que cabe a cada indivíduo na sociedade, além de instituições públicas, privadas e governos na construção de um mundo de oportunidades para todos, com respeito às diferenças e aos limites ambientais. É possível fazer isso acontecer mesmo com tantas dificuldades políticas e econômicas? Existem soluções viáveis?

Essas questões estarão no centro das conversas do primeiro Festival ODS, que ocorre em 13 de novembro, em São Paulo. Evento inovador que promove experiências mão na massa, reunindo diferentes pensamentos e setores, para conhecer e construir soluções concretas para problemas públicos de desenvolvimento sustentável.

Realizado pela Agenda Pública e pela Estratégia ODS, a ideia é promover a Agenda 2030, plano de ação mundial criado pelos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar 169 metas a partir de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta primeira edição, o tema será a ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis com foco em desenvolvimento econômico, redução de desigualdades, trabalho decente para todos, entre outros assuntos. Os debates serão baseados em casos reais.

As metas globais dos ODS são baseadas em questões cotidianas que afetam a vida de qualquer pessoa: educação de qualidade, erradicação da pobreza, igualdade de gênero, saúde e bem-estar, paz, justiça, consumo responsável, energias limpas, redução de desigualdades, crescimento econômico inclusivo, entre outras. 

Serão abordados:

  • Novos modelos de trabalho intersetoriais e colaborativos, que contrastam com a maneira como empresas, governos e sociedade civil atuam normalmente;
  • Políticas públicas fragmentadas que não chegam à origem dos problemas complexos e transversais enfrentados pelas cidades no contexto atual;
  • A experiência de usuários e cidadãos, geralmente, não é valorizada e nem conhecida pelos gestores públicos;
  • As cidades acolhem mais da metade da população mundial e também têm enorme potencial para destravar os problemas que enfrentam;
  • O bem-estar dos cidadãos nas grandes metrópoles.

Surpresas estão reservadas para explorar os sentidos dos participantes do Festival, que será na Biblioteca Mário de Andrade, um dos espaços mais simbólicos da cultura paulistana, no Centro da cidade. Será um dia de inovação, cooperação, confiança, escuta, trabalho em rede, impacto coletivo, além de uma atração cultural.

“Queremos instigar o público com uma pergunta: você fará parte da mudança? Você está dentro? Esperamos que as pessoas não percam a chance de fazer parte desse movimento para transformar o jeito como vivemos”, diz Sérgio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública.

Como participar?

Seja voluntária(o)

O Atados é um dos apoiadores do Festival ODS, ficando responsável pela gestão dos voluntários que trabalharão no evento. Todas as vagas de voluntariado estão disponíveis podem ser encontradas aqui. Além disso, o Atados também realizará uma ação da campanha #EuSaioDoSofá no festival.

Participe como ouvinte

Para participar do evento como ouvinte, é necessário realizar a inscrição gratuita no site oficial do Festival ODS.