Dia de combater a intolerância e o preconceito.

Hoje, 28 de Junho, é o dia do Orgulho LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). Essa data é celebrada mundialmente para relembrar um dos momentos mais marcantes da luta do movimento LGBTI+ norte americano. Nessa mesma data, em 1969, pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, conhecido como ponto de encontro da comunidade, reagiu a uma sequência de opressões policiais.

As batidas que eram realizadas com frequência ao bar, tomaram proporções descabidas. Essa reação se transformou em um levante, unindo centenas de pessoas que se engajaram na luta contra a opressão policial. O embate durou duas noites. Esse momento histórico fez surgir uma das primeiras manifestações em que as pessoas assumiram o cunho político da sua sexualidade e/ou identidade de gênero.

Essa primeira rebelião fez propagar, um complexo e aprofundado, debate sobre as questões de gênero e sexualidade, ganhando espaço em universidades e órgão públicos, resultando em contribuições para formulação de políticas públicas ao redor do mundo. Um ano depois, em 1º de julho de 1970, acontece a 1ª parada do Orgulho LGBTI+, que tem por objetivo lutar pelos direitos e dignidade das pessoas LGBTI+.

Atualmente as paradas do Orgulho LGBTI+ ocorrem em vários países. Em São Paulo, acontece uma das maiores paradas do mundo, recebendo milhões de pessoas e debatendo anualmente os embates judiciais e sociopolíticos que a comunidade continua a enfrentar.

Separamos algumas organizações e iniciativas da nossa rede para você se conscientizar e apoiar esta causa!

  1. A Casa de Apoio Brenda Lee foi fundada em 1986 em São Paulo e tem a missão de apoiar e acolher o público LGBTI+ em situação de vulnerabilidade.
  2. O ComuniDiversidades se encontra no Rio de Janeiro e luta pelo respeito e pela cidadania dos LGBTI+ e Negrxs, moradores da periferia do Estado.
  3. A Casinha, que também se encontra no Rio de Janeiro, se posiciona como um espaço de acolhida, cultura e educação para a comunidade LGBTI+.

Além disso, para você que vai estar na cidade de São Paulo neste sábado, dia 30/06, você pode se conectar com a luta do movimento LGBTI+ no evento TODXS Conecta: Além da visibilidade, que vai contar com 10 palestrantes incríveis. Clique aqui para saber mais.

Nós do Atados respeitamos todas as formas de amor. Tanto para consigo, quanto para o outro. A liberdade de amar, e de se amar, nunca deve ser negada a ninguém, a intolerância e o preconceito que sim, e devem ser sempre combatidos. Encorajamos a nossa rede a conscientizar e apoiar este movimento.

Sobre o Atados

A Associação Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, promovendo o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 1.300 ONGs cadastradas e 75 mil usuários.