Texto escrito pela a voluntária do Atados Thayna da Silva

 A cada dia a palavra Empatia tem sido mais propagada e assimilada na sociedade, a necessidade de que ela seja colocada em prática também.

Empatia é a capacidade psicológica de se colocar no lugar do outro afim de compreender sentimentos e emoções que o outro vivenciou. O trabalho voluntário é uma ótima forma de exercer empatia.

O voluntariado vai além, não se trata apenas de se doar, mas sim de aprender muito também.

Veja abaixo 7 motivos para ser voluntário:

1.Bem-estar e saúde

É comprovado cientificamente que quem desenvolve trabalho voluntário vive mais e mais feliz, segundo estudos realizados na Universidade de Michigan nos Estados Unidos, a variável de expectativa de vida pode atingir até 4 anos a mais.

2. Oportunidade de aprender novas habilidades

Ser voluntário é estar disposto a trocar, seja conhecimento, experiência ou o que você estiver a oferecer e fazer isso com pessoas que vivem realidades diferentes da sua, seja em relação a área de atuação, religião ou classe por exemplo. É extremamente enriquecedor.

Neste exercício, há inclusive, quem desenvolva habilidades que desconhecia possuir.

3. Networking

O voluntariado aumenta e torna variada a sua rede de contatos pois te coloca em contato com pessoas de vários setores que podem ter muito a ensinar e trocar com você.

4. Boa Referência no Currículo

Durante o trabalho voluntário, independente da função, situações adversas aparecerão e para resolvê-las é necessário comunicação, trabalho em equipe, criatividade, pró atividade e sair da zona de conforto por exemplo. Essas características estão entre as mais procuradas pelos recrutadores, eles estão em busca de características humanas, além das técnicas, e ter essa experiência será um grande  diferencial.

5. Experiência

Sabemos que conseguir o primeiro estágio ou primeiro emprego é bastante complicado e o voluntariado pode te ajudar servindo como experiência.

Nele você pode treinar e desenvolver suas habilidades de maneira prática.

6. Viver de maneira mais simples

Se colocar à disposição para entender a vivência do outro, traz uma visão mais humana das situações.

Ver realidades diferentes lhe permite refletir sobre suas escolhas e estilo de vida e perceber que somente o necessário é o ideal.

7. Ser um(a) agente de mudança!

Ser um (a) agente de mudança, saber que suas ações estão impactando diversas pessoas, desperta um sentimento de utilidade e ele está diretamente ligado a auto estima, te faz mudar conceitos sobre si próprio e melhora a saúde mental.

 

Acesse www.atados.com.br e seja voluntário!