A seleções (mirim e adulta) do Parque Dom Pedro II são as grandes campeãs da Copa das Causas. O Torneio realizado pelo Atados teve duas categorias e contou com diversas ONGs de São Paulo. Os Jogos ocorreram neste domingo (22) no campo do Parque Dom Pedro II, na Capital. No mesmo local havia um Shopping Social onde as pessoas em situações de rua puderam escolher agasalhos e produtos de higiene. O objetivo do evento foi celebrar e integrar as causas sociais através do futebol.

O evento ocorreu em um espaço aberto, com os jogos, shopping social, música ao som de DJ, duas baterias de samba universitárias e o Maracatu da Fundação Pró-Saber, além de uma barraca que oferecia lanches aos presentes: crianças, adultos e voluntários.

Foram mais de 100 jogadores entre homens e mulheres divididos em 16 times de adultos e crianças, representando organizações e projetos sociais como o Parque Dom Pedro Seguro, Rosa Negra ADF, Projeto Lutando pelo Futuro, Atados, Abraço Cultural, PIVI,  SocIArtilheiros – Poli SOCIAL entre outras.

A final entre a categoria Golzinho das crianças foi entre os times do PIVI e Parque Dom Pedro Seguro, com a resultado de 4×0 com o time da casa. O Jogador Kauã (11 anos) falou sobre suas expectativas sobre o campeonato e sua satisfação “Eu sabia que iria ser difícil, mas ganhamos, eu gostei muito do evento, foi bem divertido”!

Na categoria Golzão, formado por adultos, os times Poli Social – SocIArtilheiros e Parque Dom Pedro Seguro disputaram a final, sendo o time da casa também o vencedor com o resultado de 7X0. O técnico Paulo de Oliveira que treina os dois times campeões ficou feliz e surpreendido com a atuação de seus alunos “Os meus meninos superaram minhas expectativas, eles tiveram muita disciplina, conseguiram mostra além do que eu tenho ensinado a eles”. O professor do time falou sobre o trabalho voluntário e como consegue manter a atividade que realiza com os jovens “Faço um trabalho voluntário, não tenho ajuda de nenhuma instituição pública, alguns interessados e comerciantes vem aqui de vez em quando e nos oferecem materiais para o nosso trabalho como, coletes, bolas e desempenhamos o serviço com o que temos”.

O Shopping Social tinha uma estrutura coberta com uma mesa cheia de produtos de higiene, como: sabonete, papel higiênico e absorvente. Oferecia também agasalhos como calças, Blusas, camisas e meias. As pessoas que estavam em situações de rua e vulnerabilidade social chegavam, escolhiam as peças ao seu gosto, alguns conversavam, outros um pouco tímidos. José Orlando (52 anos) ficou bem à vontade na loja e com um enorme sorriso no rosto disse: “Eu estava passando aqui por acaso, estava sentado no banco, uma menina fantasiada de palhaço me abordou e me ofereceu roupas e alimentação, eu escolhi uma blusa, uma jaqueta, três camisas, três meias e uma toca”

André Luís (44 anos), morador do bairro, foi assistir aos jogos, ficou feliz e admirado com a organização “Eu acho eventos como este deveriam acontecer com mais frequência, para a comunidade, principalmente para as crianças com idade até 15 anos, quanto mais atividades para elas, melhor! ”

O evento foi promovido de forma voluntária pelo Atados, que além do patrocínio, arrecadou os agasalhos para que fossem feito o Shopping Social. Tivemos apoio de organizações como Cruz Vermelha e Projeto Beija-Flores Solidários. O evento também contou com um financiamento coletivo e apoio de muitos voluntários via plataforma do Atados e moradores dos arredores do parque. Veja as fotos do evento aqui.

Sobre o Atados

A Associação Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, promovendo o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 1.300 ONGs cadastradas e 75 mil usuários.

Texto escrito por Bruno Araújo e Thayna Aparecida da Silva voluntári@s do Atados.