Você sabia que o Brasil está envelhecendo?

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo. O número já supera os 30 milhões de habitantes e não pretende diminuir. Mas o Brasil de hoje não vive um de seus melhores momentos, e com a crise financeira e da previdência, os nossos idosos possuem cada vez menos condições de viverem o resto de suas vidas com saúde e dignidade.

O Projeto Velho Amigo é uma associação que auxilia lares de idosos na Grande São Paulo a se manterem em operação. Mas o trabalho destes lares vem se tornando cada vez mais desafiador, pois com pouco apoio suprir todas as necessidades do crescente número de pessoas idosas se tornou uma luta diária. “As instituições simplesmente não tem “braço” para realizarem todas as atividades”, cita Marisa Pereira, coordenadora do Projeto Velho Amigo.

Pensando nesta dificuldade, voluntários do Atados e do Projeto Velho Amigo realizaram o projeto Visite um Velho Amigo, que reestruturou o voluntariado nas instituições apoiadas pela associação.

 

A Casa Ondina Lobo é uma das instituições que possuem vagas de voluntariado em nossa plataforma. Foto: Divulgação/Facebook

 

O projeto Visite um Velho Amigo contou com a participação de 30 voluntários de diversas idades que se dividiram em grupos e visitaram um total de 13 lares de idosos na Grande São Paulo. Eles levantaram as demandas de cada instituição e mapearam quais poderiam ser solucionadas por meio do trabalho voluntário.

A proposta central do projeto era que cada grupo trouxesse uma ideia de ação de voluntariado para cada instituição visitada, mas os resultados foram muito melhores do que o esperado! Os grupos mapearam no mínimo 3 ações para cada instituição, mostrando a real necessidade de auxílio que estes lares enfrentam e nos dando a difícil missão de selecionar para cada lar a ação de voluntariado que traria maior impacto.

É com muito orgulho que hoje lançamos as 13 vagas de voluntariado no site do Atados, pelo perfil do Projeto Velho Amigo. E nada disso teria acontecido se não fosse pelo esforço dos nossos voluntários que vivenciaram com muito comprometimento todo o processo e se sensibilizaram com as instituições.

Fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO!

Cruise Moves Smile GIF by Munchies - Find & Share on GIPHY

 

Confira algumas vagas

Estas são algumas das 13 vagas que criamos através do projeto Visite um Velho Amigo:

1. Acompanhe um idoso ao médico

Um dos principais problemas na Casa Simeão é a disponibilidade de pessoas para acompanhar os idosos às consultas. Muitas vezes os funcionários da casa acabam interrompendo suas atividades para poder encaminhar os idosos.

Por isso, eles estão precisando de acompanhantes para as consultas. Assim, auxilia o time da Casa Simeão e facilitando a vida dos idosos. Mas tudo isso tendo uma tarde de caminhada e conversa muito gostosa!

Se interessou? Inscreva-se aqui.

2. Mestre da Informática

O Lar Madre Regina quer promover a inclusão social dos idosos através de aulas de computação. Hoje sabe-se que a grande maioria dos serviços podem ser realizados via computador, e o conhecimento básico para poder acessar esses serviços é mais do que imprescindível.

Não é necessário ser formado em alguma área da computação mas ter conhecimento sobre é um pré requisito, inscreva-se aqui.

3. Ninja da Manutenção

A Casa Ondina Lobo possui diversos pequenos problemas em sua estrutura, e para melhorar o atendimento aos idosos, eles precisam de voluntários que possam resolvê-los.

As necessidades variam desde encanamentos, troca de fiação, pintura de algumas paredes, entre outros. Não é necessário ter nenhum conhecimento técnico pois o treinamento para a vaga irá acontecer na própria casa, inscreva-se aqui.

Para conhecer as outras 10 vagas visite o perfil do Projeto Velho Amigo e se inscreva!

___________

*Texto escrito por Gustavo Pereira – Analista Comercial do Atados