O natal das 60 famílias atendidas pela ONG Catadores do Bem foi recheado de carinho, respeito e dignidade.

Debaixo da tenda instalada na praça da Light, em Irajá, a presença de voluntários prontos para receber as famílias de catadores da material reciclado do projeto Catadores do Bem parece aquecer ainda mais o lugar. Mas não é do calor de 35º que estou falando e sim, daquele que vem do coração e dos sorrisos abertos para servir essas pessoas tão invisíveis à sociedade.

Foto: Breno Assis.

Ana Carolina Duarte, coordenadora da ONG, acredita que visibilidade é a palavra que melhor define o objetivo do projeto. “É preciso mudar a percepção das pessoas sobre os catadores, mostrando o trabalho árduo que fazem diariamente para sustentar suas famílias e viverem com dignidade”. Além disso, o Catadores do Bem oferece apoio aos catadores e suas famílias que se encontram abaixo da linha da pobreza e promove o bem-estar e cidadania através de um conjunto de ações mensais.

Foto: Breno Assis.

E foi pensando neles, que a festa de Natal foi preparada com carinho, começando com um café da manhã coletivo onde as famílias puderam escolher entre pães, bolos, doces e biscoitos. Após o café, a diversão tomou conta do lugar, com pula-pula, pintura de rosto, oficina de materiais reciclados para as crianças e show de repente para os adultos. As mulheres ainda ganharam um dia de beleza com maquiagem e penteados no cabelo. Tudo isso, feito com a ajuda de voluntários que dedicaram o domingo a eles.

Foto: Breno Assis.

Os catadores também foram homenageados com grafites nos muros da praça, mostrando a luta e o trabalho diário deles, como o retrato de Dona Purinha, catadora há 40 anos, que criou os filhos com o sustento tirado da reciclagem. E são tantas as histórias de vida que só nos cabe ouvir, como a de Solimar Lemos e de sua família que também tira o sustento do lixo. “O lixo é luxo, o lixo dá dinheiro, o lixo dá comida”.

Foto: Breno Assis.

A comemoração continuou e o momento mais esperado pelos pequenos chegou: o papai noel! O brilho nos olhos e a alegria deles em receber os presentes é de emocionar. A ceia foi servida logo em seguida pelos voluntários e a comemoração terminou com a distribuição das cestas básicas e panetones para todos.

Foto: Breno Assis.

Mas antes, nos reunimos numa roda para agradecer. Nós, os voluntários, pela oportunidade de conhecer gente tão especial e poder doar um pouco do nosso tempo. E eles, através das palavras de Dona Sônia, umas das catadoras atendidas pelo projeto, que agradeceu nossa presença, carinho e ainda cantou para nós.

Quer conhecer melhor o trabalho do Catadores do Bem e ainda fazer a diferença na vida de alguém? Então, acesse o perfil no site do Atados e vire voluntário!

Foto: Breno Assis.