Prestes a completar quatro anos, a Eu Resolvo pretende lançar músicas com engajamento social.


Texto por Fernanda Cristóvão e fotos por Camila Oliveira e Stephanie Silva, voluntárias do projeto Comunicadores São Paulo (2019).


Alguma vez você já se deparou com um problema em seu bairro ou na cidade de São Paulo e imaginou que poderia tentar resolvê-lo de alguma forma? Basicamente foi isso que três amigos pensaram em meados de 2016, ao perceberem diversos problemas pela cidade relacionados a cidadania e meio ambiente.

“Por que não colocamos a mão na massa para solucionar isso?”, este foi o questionamento que levou os amigos João Salles, Arnaldo e Vladimir a criarem a ONG Eu Resolvo.

Pensada inicialmente como uma ONG voltada para causas ambientais, o primeiro grande projeto a ser desenvolvido foi o chamado Praça Park, que visa a revitalização de áreas verdes nos centro urbanos. A principal praça que integra o projeto, a Praça Professor Mário Autuori, está localizada perto do metrô São Judas e para que ocorresse a sua reforma, o apoio da subprefeitura da Vila Mariana foi indispensável na questão burocrática, e também serviu como ponte que uniu a ONG com a atual diretora financeira, a Laís Galhardi, que trabalhava na subprefeitura na época e conheceu a Eu Resolvo e quis ajudar o projeto a sair do papel. 

Mesmo estando finalizado, ainda falta a ajuda de parceiros e principalmente de um apoio financeiro para a implementação e andamento, visto que é um projeto grande e irá beneficiar a população local e também melhorar as condições de trânsito na hora do rush, pois os funcionários das empresas podem ir até a praça praticar atividades físicas, carregar o celular ou apenas para respirar um ar puro ao invés de irem direto para casa, superlotando as vias de veículos e consequentemente piorando o trânsito caótico da cidade.

A maioria dos voluntários da Eu Resolvo são fixos e os poucos que são temporários são indicados por membros que já estão dentro da organização. Eles atuam de acordo com suas habilidades. Existem arquitetos, analistas de sistema da informação, engenheiros e até mesmo músicos que formam uma equipe de quase 28 pessoas, as quais se dividem entre as causas atendidas, que variam entre inclusão social e sustentabilidade, promoção do voluntariado, intervenção em áreas públicas abandonadas, criação de músicas sociais e apoio em escolas públicas.

Embora seja uma ONG relativamente nova, os planos e projetos futuros estão sendo constantemente pensados e estruturados. É o caso do projeto musical E.R Social Music, em que o Samuca (Samuel Correa) um multi-instrumentista, que veio do Rio de Janeiro quando ainda era adolescente, cria as composições, arranjos e cifras juntamente com outros voluntários e assim, produzem músicas voltadas para o engajamento social.

Samuca sempre trabalhou com a música, desde os onze anos de idade quando morava no Rio, na cidade de Teresópolis. Inspirado pelo seu pai, um sanfoneiro da época, começou a tocar diversos instrumento tais como acordeão, violão, guitarra, baixo, bateria e instrumentos de percussão no geral, e dessa forma, quando tinha apenas 15 anos de idade veio para São Paulo fazer música em uma casa de shows que ficava localizada no Eldorado Shopping Center. Isso lhe forneceu várias oportunidades de tocar junto com artistas famosos da época como Zeca Pagodinho e assim, foi  vivendo disso até hoje, tocando de tudo um pouco, desde o jazz ao samba.

Foi através de um convite feito pelo João e pela Anne que o Samuca ingressou nesse projeto musical, colaborando naquilo que ele faz de melhor: a criação da melodia com base na letra pré-escrita. “Eu me sinto um cara feliz por participar desse projeto”, contou Samuca, que busca a inspiração para compor através do que ele entende e analisa na letra, criando composições harmônicas e que se encaixam na música. O projeto visa a criação de músicas sociais em estilos diversos como samba, pop e jazz a fim de agradar todos os gostos. Atualmente, existem apenas 4 voluntários engajados. Por isso, cantores, compositores, músicos e regentes são muito bem vindos para completar esse time.

João Salles, que também é responsável por algumas letras do projeto, pretende gravar as músicas em estúdio ainda esse ano, para serem lançadas nas diversas plataformas digitais e inspirar mais pessoas à resolverem os problemas da cidade. A cantora Anne Salles, esposa do João, também faz parte do E.R Social Music e sua contribuição se dá na voz e apoio à ONG. 

Os próximos passos da Eu Resolvo estão voltados para o maior alcance e divulgação das causas para que o pessoal jovem que se interesse em ajudar possa encontrar a ONG de forma fácil e rápida. Um aplicativo para celular será lançado com o intuito de expandir as atividades na cidade e em outros estados. O usuário que se interessar em participar ou criar uma ação, encontra outros usuários nas proximidades e juntos, procuram a melhor forma de resolver o problema, sempre tendo o apoio da ONG em questões burocráticas ou mesmo em como fazer a diferença, ainda que de longe, assim o aplicativo acaba servindo como uma rede social para engajamento público. Luis Carlos Silva, analista de sistema da informação, e voluntário novato da organização é responsável pelo setor de tecnologia e irá ajudar a colocar o aplicativo nas plataformas de download para que todos acessem e utilizem tanto via android como iOS.

Nesse contexto, além dos impasses financeiros, a Eu Resolvo necessita vencer os desafios da comunicação através das mídias sociais, já que no momento não existe um pessoal especializado nesse segmento dentro da organização, logo é preciso o engajamento de mais pessoas e a divulgação constante das causas e projetos em que a ONG está trabalhando, pois como citou João, “Sim, nós precisamos de dinheiro, mas precisamos mais ainda de pessoas que nos ajudem a caminhar com as ideias”.

Por isso, o lançamento deste aplicativo para desenvolver uma rede de comunicação externa será de extrema importância nisso, para atrair pessoas interessadas e habilitadas a fim de alavancar as plataformas sociais da organização e principalmente para levantar alcance para as músicas desenvolvidas pelo E.R Social Music.

Sendo assim, a Eu Resolvo continua em sua jornada de buscar um propósito e encontrar mais pessoas dispostas a se unir nessa causa e comprometidas em ajudar voluntariamente. E você, já pensou em qual problema te aflige no seu bairro ou cidade?


Clique aqui para conhecer mais sobre o Eu Resolvo ou fazer um trabalho voluntário na organização.