No dia 28 de abril, celebramos o Dia Mundial da Educação. A data surgiu há 22 anos, durante o Fórum Mundial de Educação, e simboliza o acordo entre 164 nações para o desenvolvimento da educação até 2030.

O Atados conta atualmente com 1.423 ONGs cadastradas na área de educação. Uma delas é o Naia (Núcleo Assistencial Irmão Alfredo), que surgiu há 40 anos com o objetivo de oferecer atendimento social para as crianças com necessidades especiais da extinta Favela do Jardim Edite. A ONG disponibiliza oportunidades através do acesso à informação, à cultura, ao esporte, à cidadania e a atividades socioeducativas.

O Naia tem diversos programas que se complementam e atendem a população em vulnerabilidade social de diversos níveis socioeconômicos, de acordo com cada necessidade. O CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) atende crianças de 6 a 14 anos e o CCINTER (Centro de Convivência Intergeracional), a partir dos 6 anos, sem limite de idade. No Naia, acontecem oficinas de dança, horta, artesanato, informática, culinária, além do projeto Líderes do Amanhã (cursos técnicos de Informática e E-commerce) e de um curso de preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Camila Tersaroli, gestora de voluntários do Naia, acredita que o acesso à educação transforma vidas:

“A partir das atividades socioeducativas, nossos atendidos têm acesso às informações e conhecimentos que podem trazer mudanças significativas em suas vidas. Buscamos sempre ser a ponte que viabiliza as oportunidades a todos que passam pelo NAIA”, explica.

Interação entre alunos e professores

Outra ONG dedicada à educação é a ResistEnem, que tem como proposta ajudar estudantes de todo o Brasil a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2021, a organização ganhou o prêmio Voluntariado Transformador e recebeu o reconhecimento prestado pelo Atados aos projetos sociais transformadores. 

A ResistEnem surgiu em 2020 durante a pandemia da Covid-19 e, desde então, mais de mil alunos passaram pelo projeto. Para atender a rede de estudantes, o ResistEnem usa o WhatsApp, que permite a interação entre alunos e professores voluntários de qualquer região do país ou do mundo. Através do aplicativo, a instituição envia resumos de todas as disciplinas do Enem e realiza plantões de dúvidas. 

“Diante da situação de vulnerabilidade potencializada pela paralisação das escolas públicas e a precariedade no ensino remoto, o projeto buscou aproximar as oportunidades de diferentes perfis de alunos e garantir o direito à educação” conclui Noranathan da Costa Guimarães, co-fundadora e coordenadora geral  do projeto. 

Confira mais ONGs que atuam com Educação:

Liga Solidária: foi fundada em 1923 como Liga das Senhoras Católicas de São Paulo. É  uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos que desenvolve programas de educação, longevidade e cidadania. A ONG beneficia mais de 13.000 crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Instituto Ato: desde 1999, promove a formação educacional, cultural e psicológica de crianças de baixa renda da Zona Leste da cidade de São Paulo. O atendimento é estendido à comunidade e aos pais de alunos através de assistência psicológica, cursos profissionalizantes e atividades de inclusão social.

Instituto Jô Clemente (antiga APAE DE SÃO PAULO): é uma Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a prevenção e a inclusão da pessoa com deficiência intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento.

Gostou do conteúdo? Acesse a rede Atados e saiba mais sobre oportunidades de voluntariado!

Karem Massa Mognon
Jornalista, mãe e uma eterna aprendiz.
Voluntária de Comunicação