Texto escrito pela a voluntária do Atados Thayna da Silva

Você conhece alguém que faz trabalho voluntário frequentemente? Como imagina essa pessoa? Já quis se envolver ativamente em uma causa, também? Quis, mas achou que não teria tempo, habilidade e disposição o suficiente para fazer?

Pense e no final do texto responda a você mesmo estas questões.

Pois bem, quando pensamos em alguém que faz trabalho voluntário, o nosso imaginário cria uma pessoa envolta apenas em sentimentos nobres, sempre disposta a doar, a abdicar de muito mais do que nós “pessoas comuns” estamos dispostos, chegamos a acreditar que é um dom.

Neste momento que a sociedade está vivendo uma tomada de consciência em relação a consumo consciente, empatia, coletividade, reconhecimento de privilégios e inclusão de minorias, por exemplo, a figura do(a) voluntário(a), que pode estar envolvido em diversas causas e deve ser responsável por inúmeras mudanças nestes âmbitos, parece realmente idealizada, mas frente a tudo isso cabe uma reflexão; muito se fala sobre estes temas, mas  sabemos praticar? Por onde começar? Existe um perfil para ser um agente de mudança social?

A resposta é: Não, todo mundo pode ser voluntário(a)! Sabe aquela pessoa que no transporte público, mesmo não estando no assento preferencial oferece o lugar a alguém que parece necessitar mais? Que ensina os avós, a mãe e os tios a mexerem no celular? Que compartilha conhecimentos? Que pelo menos uma vez no ano faz a limpa no guarda roupa e doa o que não usa mais?  Que se coloca no lugar do outro? Que avisa a um desconhecido na rua que o tênis esta desamarrado ou dá informações?

Se você se identificou com ao menos uma dessas boas ações ou conhece alguém que já teve alguma dessas atitudes, incentive e continue sendo agentes de mudança, se não, começar a praticar essas atitudes simples e se envolver com causas sociais sendo voluntário pode ser muito gratificante!

O Voluntariado é o ato de escutar, compartilhar, doar, se desconstruir e além de tudo, receber e trocar. O ser humano faz isso diariamente, involuntariamente, é da nossa natureza, sem necessidade de habilidades específicas, sendo assim, todos estão aptos a ser voluntário(a).

No Brasil, o dia 28 de agosto, foi instituído o Dia Nacional do Voluntariado, que vai além de uma data, é um dia de reflexão pois o país tem diversas carências e objetivos a atingir, tal como os estipulados pela ONU (Organização das Nações Unidas) nas ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Dentre eles, são objetivos a erradicação da fome e da pobreza, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável, saneamento e energia limpa e acessível são exemplos. Há muito a ser feito e toda ajuda é significativa e bem-vinda. Principalmente a que vem do voluntariado.

Nós vemos a internet como um facilitador para fazer o intermédio entre quem quer ser voluntário (a) e ONGs que necessitam de apoio.

O Atados nasceu nesta oportunidade, sendo uma plataforma que conecta pessoas a oportunidades de voluntariado. Temos o propósito de agregar pessoas e gerar recursos para fortalecer a atuação de organizações em diversas causas sociais, além de realizar ações e eventos de voluntariado. São mais de 1.440 ONGs cadastradas e 85 mil voluntários (as). A nossa plataforma funciona de forma dinâmica, nela é possível encontrar trabalhos por região e habilidades dividas entre vagas recorrentes ou pontuais (que só acontecem por um dia, por exemplo).

Acesse www.atados.com.br e seja voluntário!