O evento será realizado no Parque Dom Pedro II e trará times de futebol sem distinção de gênero. No local também haverá um shopping social que fará doações de agasalhos para pessoas em situações de rua.

A Associação Atados promoverá no próximo domingo, dia 22 de Julho, a COPA DAS CAUSAS, em que diversas ONGs se reunirão, cada uma com seus times de futebol sem distinção de gênero.  O evento ocorrerá no campo do Parque Dom Pedro II no Centro de São Paulo, a partir das 9hs até as 17hs. No local haverá também Shopping Social que fará doações às pessoas em situações de rua. É totalmente gratuito e tem como objetivo celebrar projetos e causas sociais, além de estimular as pessoas a circular nesse espaço tão esquecido.

O campeonato ocorrerá em clima dos jogos de futebol da Copa do Mundo e terá duas categorias:

  • Golzinho: até 4 times de organizações e projetos sociais com no mínimo 7 atletas que tenham até 14 anos, sem distinção de gênero. Os jogos desse grupo acontecerão como os típicos futebol de rua, em uma metade do campo oficial e sem goleiro.
  • Golzão: até 8 times, cada um com 13 atletas acima de 15 anos. Os jogos do segundo grupo acontecerão no campo inteiro de futebol, devido ao maior número de jogadores e intensidade física.

O Parque Dom Pedro II tem uma grande concentração de pessoas em vulnerabilidade social, e para oferecer o mínimo de conforto possível para elas que sofrem com o frio nesta época do ano, o evento contará com um Shopping Social, onde estas pessoas poderão escolher os itens que precisam como agasalhos, cobertores e produtos de higiene.  O Shopping social será montado com doações arrecadadas previamente pelo Atados, em sua sede – Rua Teçaindá, 81, Pinheiros (próximo ao metrô Fradique Coutinho) e também serão aceitas doações no local.  A liberdade de escolha dos itens pelos beneficiados tem como finalidade elevar a autoestima, fazer com que cada um deles sinta-se acolhido e apto a escolher as peças do seu gosto.

Algumas ONGs que já confirmaram presença: Lutando pelo Futuro, Quixote, Abrigo Zancone, Rosa Negra ADF, Atados e Abraço Cultura! Haverá também um time em aberto aos frequentadores do Parque e será fornecido alimentação a todos os presentes.

O Evento é organizado totalmente de forma voluntária pelo Atados e conta com um financiamento coletivo online em que qualquer pessoa pode doar qualquer quantia. Confira aqui: https://secure.juntos.com.vc/pt/copadascausas. Segundo o organizador da Copa, o voluntário Bernardo Carvalho, a ideia foi espelhada em um evento feito há 4 anos atrás e que rendeu bons frutos: “Em 2014 fizemos a Copa dos Refugiados com muitos voluntários e desse evento surgiu a ONG Abraço Cultural, escola de idiomas onde os professores são refugiados”.

O Atados é uma plataforma social online que conecta as pessoas a oportunidades de voluntariado. Atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. A Instituição tem o propósito de agregar pessoas e gerar recursos para fortalecer a atuação de organizações em diversas causas sociais, além de realizar ações e eventos de voluntariado. São mais de 1.300 ONGs cadastradas e 75 mil usuários.  Acesse https://www.atados.com.br e saiba mais.

Todos podem participar, doando agasalhos, cobertores e/ou itens de higiene pessoal, apoiar o evento através do financiamento coletivo online e/ou torcer pelos times participantes!

 Local: Parque Dom Pedro II, Praça Cívica Ulysses Guimarães – Centro, São Paulo – SP, 01026 – 010  ao lado do metrô Pedro II e do Terminal PQ Dom Pedro II

Contato da organização: [email protected] (11) 97265-3992   Bernardo Carvalho

Assessoria de Imprensa: [email protected] (11) 98131-4117 Bruno Araújo

 

Escrito pelo Assessor de Imprensa Voluntário do Atados, Bruno Araújo.