O Atados junta forças para expandir as fronteiras do voluntariado e traz metodologia peruana inovadora para o voluntariado empresarial brasileiro.

 

Eu gostaria de iniciar este artigo com uma provocação ao leitor. Você se considera uma pessoa empreendedora?

Desde que eu era criança eu sempre tive o sonho de empreender. Eu observava as revistas que meu pai lia sobre negócios e me comparava com os empreendedores que apareciam nas páginas. Eu ficava me questionando se algum dia eu seria capaz de ser igual àquelas pessoas, como se elas pertencessem a algum tipo de “casta” especial, e como se existissem apenas dois grupos, o das pessoas que empreendem e o das que não.

Hoje eu percebo que eu passei tanto tempo definindo o que era ou não ser empreendedor, que eu me esqueci do fato de que empreender não é uma classe ou ação pré-definida, mas sim, uma atitude.

A palavra empreender, por definição significa “decidir realizar”, tudo o que decidimos fazer e que não segue um processo pré-definido pode ser considerado empreendedorismo. Essa característica está presente em diversos meios e contextos,  sendo que hoje a atitude empreendedora é valorizada no ambiente corporativo.

Grande parte das empresas inovadoras já perceberam a abrangência do termo “empreender” e hoje buscam colaboradores que possuem características empreendedoras para seus ambientes de trabalho, e mais do que isso, buscam capacitar seus colaboradores, com o intuito de criar essas atitudes em seus métodos e relações trabalhistas.

 

 

 

 

 

 

Mas o que voluntariado tem a ver com isso?

O Atados percebeu que, para um programa de voluntariado alcançar o sucesso e o impacto desejado, a atitude empreendedora é um diferencial importantíssimo, muitas vezes crucial.

Quando os colaboradores de uma empresa utilizam características empreendedoras para conceber projetos de impacto social, os benefícios trazidos são incontáveis. Ao mesmo tempo em que projetos inovadores estão sendo criados, habilidades importantes para o ambiente de trabalho também estão sendo desenvolvidas. E quando somamos estes dois fatores à um projeto social estruturado e com propósito, tanto empresa quanto colaborador podem colher grandes frutos do processo.

Mas nós sabemos que desenvolver voluntários que tenham atitude empreendedora não acontece do dia para a noite, um programa de voluntariado empreendedor requer muita maturidade e engajamento dos colaboradores e da organização.

Foi pensando nesta realidade que o Atados viajou para conferências internacionais, conheceu diversas organizações e buscou metodologias inovadoras para adaptar à realidade brasileira uma forma de atuação totalmente nova e que incentiva o voluntariado empreendedor, até mesmo em empresas que ainda não possuem maturidade.

Em parceria com a Osmia, organização peruana que desenvolve programas de voluntariado empreendedor em diversos países, consolidamos uma nova metodologia, o “Concurso de Inovação Social”.

Essa metodologia foi desenvolvida por Jaime Ulloa, fundador da Osmia, e referência global em voluntariado corporativo. Ele já aplicou programas de voluntariado empreendedor em mais de 30 empresas, de 6 países diferentes, e viu de perto os benefícios trazidos pelo voluntariado empreendedor.

 

Sobre o Concurso

 

O Concurso de projetos é uma metodologia que incentiva voluntários à utilizarem suas habilidades em prol de uma causa social. A idéia é mobilizar grupos de colaboradores que irão  conceber e gerenciar um projeto de voluntariado que seja inovador, escalável e de alto impacto.

Durante todo o concurso, o voluntário deve passar por uma “trilha de projeto”, que envolve etapas como capacitação em metodologias ágeis, visitas de campo às comunidades envolvidas, treinamentos de pitch, demo-days e bootcamps de projetos.

Na fase final do concurso, os grupos devem apresentar suas iniciativas sociais para um grupo de investidores-anjo, em um formato “Shark Tank”.

Os vencedores do concurso tem a oportunidade de aprofundarem seus projetos e fazerem as iniciativas empreendedoras saírem do papel.

A estrutura de cada etapa garante com que os grupos vivenciem intensamente todas as fases  de concepção de um projeto social, e sejam suportados por especialistas durante todas as etapas

 

Mas qual é o benefício disso tudo?

 

O grande diferencial da atitude empreendedora no voluntariado reside na palavra “empoderamento”.

Quando possibilitamos aos colaboradores realizarem projetos por conta própria e mostramos a importância destes projetos tanto para o voluntário quanto para a empresa, incentivamos de maneira natural o sentimento de pertencimento destes voluntários e a motivação para que sejam empreendedores em todos os aspectos de suas vidas profissionais.

Segundo uma pesquisa da Santo Caos, 70% das pessoas que são voluntárias em suas empresas sentem que possuem voz ativa no ambiente corporativo, eu arrisco dizer que para programas de voluntariado empreendedores, este número pode e deve ser ainda maior.

O intraempreendedorismo tornou-se tema central do desenvolvimento de competências em qualquer empresa que precise ser inovadora frente ao seu mercado. Esta característica envolve o fortalecimento de habilidades como inovação, pró-atividade, resiliência e acima de tudo, coragem de tirar ideias do papel.

Se quiser saber mais sobre o concurso e sobre outras metodologias inovadoras, entre em contato com a gente! O Atados pode ajudar a revolucionar o programa de voluntariado da sua empresa!

___________

*Texto escrito por Gustavo Pereira, Analista Comercial do Atados