Já estamos sonhando com o ano que vem! Mas antes de mergulhar no futuro, queremos dar uma olhada em tudo que realizamos em 2017.

No ano em que o Atados completou 5 anos, muitos foram os desafios e muitas foram as histórias com as quais nos conectamos. Se for para falar em números, apenas em nossa plataforma mais de 33 mil se voluntariaram nas mais de 1.200 vagas que foram criadas pela nossa rede de ONGs.

Além disso, em parceria com 40 empresas, cerca de 10 mil de pessoas se envolveram em mais de 50 projetos de voluntariado empresarial que apoiaram 400 organizações sociais.

Mas, nem só de números vive o Atados. O que mais importa são as histórias inspiradoras que construímos juntos. Algumas delas, você pode conferir em nosso site de 5 anos, em que cerca de 200 pessoas contaram suas experiências com o voluntariado.

Não para por aí!

Pela segunda vez, o Atados realizou o Dia das Boas Ações, movimento global que tem o objetivo de despertar nas pessoas o engajamento em diferentes causas sociais. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília sediaram o evento que contou com o público de mais de 22 mil pessoas e que mobilizou 4.600 voluntários de 200 organizações.

Cursos e Workshops

Durante o ano, o Atados também promoveu encontros para empresas no Rio de Janeiro e em São Paulo com o Fórum Social — Tendências e Inovação em Empresas. Temas como engajamento e mobilização social para desenvolvimento local, marketing de causas, tendências para o setor social, voluntariado e impacto social foram abordados com convidados especiais em palestras e bate-papos inspiradores. Além disso, um curso sobre a importância de voluntariado para empresas também rolou em terras cariocas.

Enquanto isso, 70 organizações sociais participaram do curso de Mobilização e Gestão de Voluntários no Rio de Janeiro e em São Paulo, promovido pelo Atados. “Vocês têm um potencial de conexão muito forte e acredito muito que o Atados pode construir um espaço de aprendizagem para as ongs, um ambiente de co-criação, troca de experiências e vivências de todos nós”, afirma Allini Fernandes, do Projeto RUAS.

Juntando Mais Gente Boa

Alcançamos a marca de 1000 ONGs em nossa plataforma e um encontro especial aconteceu com representantes de algumas delas em São Paulo. Algumas foram homenageadas com prêmios e ainda foi apresentada a pesquisa Além do Bem, realizada pelo Santo Caos.

Falando em aumentar nossa rede, um destaque especial de 2017 foi a chegada do Atados em Florianópolis (SC). Em setembro, houve uma ação de lançamento, em parceria com o Armário Coletivo e o Conselho Comunitário da Costa de Dentro, com um mutirão para promover a destinação correta do lixo na comunidade.

“Estou sentindo que a recepção é muito boa. A galera de Floripa é bem aberta e engajada. Está sendo incrível conhecer muita gente que faz acontecer”, conta Michel Grahl, coordenador do Atados na região.

Rio de Janeiro

No Rio, muitas coisas aconteceram em parceria com movimentos sociais importantes. Entre elas, houve uma capacitação sobre mobilização e gestão de voluntários para o novo ciclo #TodoJovemÉRio da Agência de Redes para a Juventude.

Acreditando no voluntariado como participação popular para, na coletividade, pressionar o poder público para a tomada de decisão, o Atados juntou-se a Febiex com o #GritoDasCrianças. Esta luta ainda continua para garantir o retorno do repasse de verba feito pela FIA — Fundação para a Infância e Adolescência —a 119 instituições que atuam pela criança e adolescente e são conveniadas com a instituição. Algumas já receberam, no entanto, a maior parte continua sem receber o apoio financeiro acordado.

Tinta e esporte

Em São Paulo, 15 organizações sociais participaram do 1º Concurso Quadras Inesperadas, realizada em parceria entre Atados e Tintas Coral. Para incentivar a prática de esportes e a ressignificação de espaços públicos, mais de 30 quadras foram pintadas por elas com a colaboração de voluntários.  

Comemorações

Para celebrar os 5 anos do Atados, comemorado no Dia Internacional do Voluntariado (5/12), além de ouvir muitas histórias do carona enquanto pedala na bike, o Atados realizou um mutirão na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, e um grande fórum, no Rio de Janeiro, sobre “A Importância do Voluntariado em Momentos de Crise”, em parceria com a UNV Brasil.

https://www.facebook.com/ONUBrasil/videos/1630016240416193/

Estamos muito felizes com os aprendizados e histórias que construímos juntos.

Desejamos seguir conectados em 2018! Até logo!

 

O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online (www.atados.com.br), que conta com mais de 1.200 ONGs cadastradas e 70 mil usuários.