Texto escrito por Bruno Araújo voluntário do Atados.

A presença de mulheres na política é o tema de diversos debates nos meios de comunicação e rodas de conversa, principalmente em período eleitoral. Para trazer novas visões, não só dos candidatos que tem mais visibilidade na mídia, o Atados, em um dos seus eventos do Garagem Aberta, abre espaço para troca de conhecimentos e experiências sobre o assunto.

O debate contou com a presença das candidatas:

– Duda Alcântara: Candidata a Deputada Federal pelo Rede Sustentabilidade.

– Marina Helou: Candidata a Deputada Estadual pelo Rede Sustentabilidade.

– Adriana Vasconcellos: Professora e Candidata a Deputada Federal pelo PSOL.

– Chirley Pankara: Candidata pela Candidatura Coletiva da Bancada Ativista e Ativista pela educação e Direitos das Mulheres Indígenas.

– Bruna Barros: Candidata a Deputada Estadual pelo Partido Verde

O evento iniciou com um documentário, da organização social Think Olga, sobre a desigualdade de gênero na política, informando que dos 192 países, apenas 16 tem presidentes mulheres. No Brasil, a cada 10 cidades apenas uma elegeu uma prefeita nas últimas eleições e comparando com outros países temos uma das menores proporção de mulheres parlamentares no mundo. Uma medida criada recentemente para combater a desigualdade de gênero no âmbito político foi a lei eleitoral que determina que cada partido tenho no mínimo 30% e no máximo 70% de preenchimento das vagas para cada gênero. Será que ela é o suficiente?

A conversa iniciou-se com a pergunta: O que é ser mulher para cada uma de vocês?

Cada uma definiu a resposta de acordo com seus desafios, conquistas e admiração na luta de outras mulheres, e constrangimento de um país que elas definiram como machista “Eu espero que ser mulher futuramente seja ser só ser mulher” encerrou a candidata Bruna Barros ao falar sobre os seus desafios em um país com predominância de homens na política.

Durante o debate as candidatas falaram sobre seus desafios em entrar na política, sobre o preconceito de políticos homens e sobre as cotas em que a maioria dos partidos tem de exatamente 30% de mulheres, quantidade mínima que a lei determina.

Foi aberto também ao público que compunha de um cenário cheio de jovens interessados em política, fazer perguntas, e o participante André Amaral, disse que gostou das declarações das candidatas sobre mulheres na política, mas que gostaria de saber também:

 “Qual é o pauta que vocês trazem além da pauta feminina”?

Entre as respostas tivemos Reforma Agrária, Urbanização, Saneamento Básico, e Combate à Desigualdade como as propostas de Duda Alcântara “Estamos indo à um lugar onde existem muitas pautas, então temos que saber nos posicionar sobre todas e a primeira coisa que surgiu para mim de fato foi a questão das desigualdades sociais hoje nas cidades”. Após sua opinião ela foi aplaudidas pela pessoas presentes.

Bruna Barros disse que acredita muito na Educação. Ela contou sua história dizendo que por um certo período teve condições de estudar em uma instituição de ensino privada antes de ingressar ao ensino público, e que isso foi muito importante em sua carreira “Acendi na minha carreira profissional devido a minha educação, você tem que provar que você é competente, que você executa e faz, e essa foi a educação que eu tive e é essa a educação que eu espero que as pessoas tenham”

O evento encerrou-se com muitos aplausos das pessoas que estavam presentes.

Se você realmente está preocupado em renovar os nossos quadros políticos e ter uma esperança que um dia a política no Brasil tenha a transformação que desejamos, vamos ter que fazer muito mais do que só escolher um voto porque a disputa é muito desigual, o sistema a cada ano se aprimora nisso para manter as mesmas pessoas nos espaços de poder, pois os grandes partidos decidem que 90 % de toda a verba investida em campanha vai para o candidato que já tem mandato, então fica muito desigual, e todo ano há uma mini reforma política ,só que ela é dividida e feita para que o sistema fique mais fechado para novas pessoas que desejam entrar”  concluiu a candidata Marina Helou.

Agradecemos a presença de todos e fiquem de olho nos próximos eventos do Garagem Aberta do Atados!

O Atados é uma plataforma social online que conecta pessoas a oportunidades de voluntariado. Atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. São mais de 1.300 ONGs cadastradas e 75 mil usuários.  Acesse www.atados.com.br e saiba mais!