Texto de divulgação do Movimento Caminha Rio e da campanha A pé para a escola. 

Você já considerou adotar a mobilidade ativa como forma de deslocamento? Mobilidade ativa é toda forma de deslocamento que faz uso da própria força humana. Não é o carro, não é o ônibus, não é a bicicleta elétrica. É você, seu corpo, suas pernas, sua mente. Foi pensando dessa forma que o Caminha Rio, movimento que surgiu em 2016, iniciou a campanha “A pé para a escola”, a fim de estimular essa forma alternativa de deslocamento.

Nesse mês de outubro, o Movimento organizou um calendário de mobilidade ativa com datas comemorativas que estimulam o desenvolvimento das práticas regulares da atividade física. Entre as datas o Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto) e o Dia de ir de bike ao trabalho, por exemplo. O objetivo é incentivar o uso de meios de transporte alternativos que reduzam a poluição, de forma a salvar o planeta e nossa saúde.

“Todo cidadão tem direito de se locomover livremente nas ruas, nas praças, nos lugares públicos, sem temor de serem privados de locomoção”, diz a lei.

Dentro do calendário surgiu a proposta Walk to School Day – A pé para a escola, uma campanha internacional, na qual centenas de escolas incentivam seus alunos a fazer o trajeto para a escola a pé:

O International Walk to School Day é um evento global que envolve comunidades de mais de 40 países caminhando e pedalando para a escola no mesmo dia. Começou em 1997 como um evento de um dia. Com o tempo, este evento tornou-se parte de um movimento para rotas seguras durante todo o ano para a escola e uma celebração – com participação recorde – a cada mês de outubro. Hoje, milhares de escolas em toda a América – de todos os 50 estados, o distrito de Columbia e Porto Rico – participam todo mês de outubro.

Faz bem pra saúde, meio ambiente, para construir novas amizades no caminho e ainda um bônus: promove a educação no trânsito e amplia a consciência para os elementos do espaço público.

Sou uma escola: Como faço para me engajar?

  • Divulgar a data.
  • Promover caminhadas.
  • Promover debates entre os alunos.
  • Trabalhar o tema em sala de aula.
  • Convidar a comunidade para participar.
  • Divulgar ações realizadas no mês de outubro.

Sou parte da família: Como faço para me engajar?

  • Ajudar a escola a realizar atividades.
  • Organizar caminhadas e outras ações pertinentes ao tema.
  • Incentivar a mobilidade ativa para a escola.

Fique ligado nessa super campanha e siga a página no Facebook para saber mais!

Se você quiser saber sobre o Caminha Rio, dá uma olhadinha nessa matéria já publicada 😉