No dia 27 de junho, realizamos a primeira edição do Tendências Mundiais em Voluntariado Empresarial. Primeiramente, Daniel Morais, cofundador do Atados, compartilhou sua experiência ao participar das duas maiores conferências sobre voluntariado empresarial no mundo.
Daniel destaca que nos EUA o voluntariado e o setor social são vistos de forma mais profissionalizada. Inclusive com marcas fazendo anúncios na televisão sobre seus programas de voluntariado corporativo. Também destacou três tendências de voluntariado: o baseado em habilidades, o uso de tecnologia no tema e o voluntariado empreendedor. Para traduzir essas tendências, o Atados convidou empresas parceiras para contar um pouco mais sobre seus projetos.
Voluntariado baseado em habilidades
Na primeira mesa, de voluntariado baseado em habilidades, participaram Débora Spitzcovsky, especialista em Sustentabilidade da Duratex; Mariana Barreto, gestora de Sustentabilidade do Instituto Bauducco; e André Cervi, cofundador do Atados.
Os participantes comentaram sobre a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a integração com a área de Recursos Humanos para realizar programas de mentoria e formação profissional.
Também ressaltaram a importância do diálogo e empatia em projetos de voluntariado que envolvem a troca entre colaboradores e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Tecnologia e voluntariado empresarial
Em seguida, na segunda mesa, participaram Débora Nunes, da Fundação 1bi, instituição social do Grupo Movile; Thaís Machado, coordenadora de Projetos Sociais e Comunicação, do Instituto Grupo Boticário; e Luiz Otávio, coordenador sênior, do Instituto de Tecnologia Social (ITS-Brasil).
O debate girou em torno de formatos inovadores de voluntariado, como hackathons e a criação de laboratórios de cultura maker em instituições sociais. Thaís falou sobre a nova plataforma de voluntariado do Instituto Grupo Boticário e a facilidade de ter as oportunidades e ações no site, a partir de qualquer smartphone, uma excelente alternativa para ampliar o alcance da atuação social da empresa e seus colaboradores.
Voluntariado empreendedor
Logo após, na terceira mesa, participaram Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil; Barbara Azevedo, coordenadora de Investimento Social do Instituto BRF e Gustavo Pereira, analista comercial do Atados.
Os participantes comentaram sobre o papel dos colaboradores das empresas frente aos projetos de voluntariado. Isabel destacou que a inovação nos programas é potencializada pela participação de colaboradores com diferentes experiências em um comitê.
Já Barbara comentou que o impacto do Instituto BRF é construído junto aos comitês, que conhecem de modo profundo a comunidade em que estão inseridos. Assim, dando autonomia a eles, mas seguindo algumas diretrizes do Instituto.
Gustavo trouxe uma metodologia de Concurso de Projetos aplicada por uma grande parceira do Atados no Peru – a Osmia. Nela, os voluntários recebem apoio para construir um projeto que solucione um problema social ou auxilie uma instituição e, por fim, o time ganhador recebe um investimento semente para a realização do projeto.
Enfim, não apenas o evento foi produtivo para nos aprofundarmos na temática, como também para conhecermos projetos que já são referência no Brasil. Acesse nosso álbum para conferir as fotos do evento e clique aqui para assistir a live.
Gostaríamos de agradecer à presença de todos e lembrar que em setembro tem mais! Por isso, fiquem de olho em nossas redes sociais. Até a próxima!
About The Author: Atados
More posts by Atados