O Dia nacional do Voluntariado está chegando, e nós do Atados estamos empolgados com uma das datas mais importantes para nós e também para o engajamento social no nosso país!

A data foi instituída em 1995 e tem como principal propósito celebrar o fortalecimento dos laços sociais. Isso pode acontecer entre pessoas do mesmo bairro, do mesmo prédio e até de territórios totalmente separados e de classes sociais bem diferentes. 

Tudo gira em torno de oferecer o próprio tempo e as próprias habilidades para contribuir na criação de uma sociedade mais justa e integrada. Melhor ainda é aproveitar para alinhar essa força aos valores e estratégia corporativa, seja no desenvolvimento de habilidades, no trabalho em equipe ou no pensamento inovador para construir soluções.

Na metodologia do Atados concebemos três etapas de engajamento de pessoas:

  • Despertar: por meio de uma ação pontual de pouco tempo de dedicação. Assim, um voluntário consegue entender o potencial de sua atuação e a possibilidade de realizar mais atividades similares. 
  • Conectar: depois de uma atividade pontual, abre-se o caminho para o voluntariado recorrente e que esteja conectado com os interesses e causas de cada voluntário 
  • Desenvolver: com mais experiência e entendimento da própria atuação social, o voluntário pode começar ele próprio a desenvolver e executar um projeto de impacto. 

Não precisa ser necessariamente nessa ordem, mas pela nossa experiência é um formato bacana de engajar cada vez mais pessoas. O Dia Nacional do Voluntariado é um excelente ponto de partida para o momento de Despertar. Aproveitar o calendário e trazer opções que cativem, engajem e claro criem um impacto social importante. 

Pandemia e voluntariado virtual


Com a pandemia tudo se transformou e não é mais possível estarmos juntos uns dos outros, mas nem por isso o voluntariado perde sua potência, importância e força de transformação. O Atados já contribuiu com a reestruturação de programas de voluntariado de empresas como Nestlé, Coca-Cola e Telefônica para um formato totalmente virtual, sem perder a o engajamento de voluntários e os impactos da atuação.

Por isso, trouxemos algumas dicas e exemplos de como é possível fazer isso na sua empresa. 

Possibilidades para o Dia Nacional do Voluntariado 

Todas as ações que o Atados organiza contemplam as seguintes etapas, que fundamentam a base do nosso trabalho:

  • Mapeamento e alinhamento com as ONGs que participarão das atividades
  • Planejamento de toda a ação 
  • Gestão e acompanhamento das inscrições dos voluntários
  • Gerenciamento de ferramenta online de videoconferência
  • Condução dos encontros virtuais por consultores do Atados
  • Suporte para todos voluntários participantes. 

Ações virtuais que desenvolvemos

Mentoria para Jovens

É possível realizar um Mentoria para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho de uma forma totalmente virtual. Muitas ONGs trabalham com essa temática e podem trazer seu público atendido para participar com sua empresa. 

Para começar, é importante realizar uma capacitação com os voluntários. Assim eles podem saber um pouco mais sobre o público com quem eles vão conversar nas próximas horas. Aproveitar esse momento para abrir os olhos para todas as potências que esses jovens têm. Muitas vezes só precisam de alguém que o escute para gerar confiança e auto-estima. 

Em uma sala virtual, voluntários e jovens se reúnem para uma breve introdução sobre o que vai acontecer. Em seguida, todos são divididos em pequenos grupos para que a troca e a escuta possa ser mais intensa e gerar o impacto que esperamos. Aqui no Atados temos uma metodologia para estruturar melhor esse bate papo e maximizar o potencial do encontro. 

Ao final, reúna todos novamente em uma mesma vídeochamada para que possam contar um pouco como foram suas experiências!

Carta e Vida

Com o isolamento social, milhares de idosos que vivem em lares e casas de apoio estão sem receber visitas, por isso, criamos um projeto de troca de vídeos e/ou cartas entre eles e voluntários para apoiar nesse período. Temos parceria com muitas ONGs que trabalham com essa causa e o suporte delas é essencial para construção de uma comunicação que gere impacto. No Atados todas as mensagens passam por nós, desse modo, podemos garantir a segurança de todos e também que as etapas da comunicação sejam cumpridas.

Gincanas sociais 

Um formato de trabalho voluntário em que os colaboradores da empresa se dividem em equipes para apoiar ONGs. Os grupos podem trabalhar com um mesmo objetivo ou com objetivos diferentes. É um ótimo jeito para treinar funcionários no trabalho em equipe! Você pode até realizar a gincana de um jeito mais competitivo, assim, os grupos competem entre si para ver quem vai gerar mais impacto no final. Mas, claro, isso depende muito se faz sentido para a cultura interna da sua empresa. 

No Atados temos uma rede extensa de organizações sociais parceiras, elas compartilham conosco suas demandas e quando unimos essas demandas com o engajamento dos voluntários podemos ampliar o impacto final. Algumas dessas demandas dão objetivos claros para os grupos. Algumas delas podem ser, por exemplo: arrecadar doações com amigos e família, criar e divulgar uma hashtag para apoiar a comunicação de uma campanha ou desenvolver algum projeto específico.

Hackaton

Em poucas horas os voluntários podem pensar e criar soluções importantes para uma organização social. No entanto, para isso, é preciso uma metodologia para potencializar esse trabalho. No Atados usamos metodologias ágeis como Lean Startup, Design Thinking, Design Sprint e Elevator Pitch. Antes do Hackaton, mapeamos uma ONG, levantamos suas demandas mais importantes para trazer isso para o momento com os voluntários. 

São reunidos em uma sala virtual cerca de 30 voluntários divididos em grupos, um representante da instituição e a equipe de facilitação do Atados. Já com todos reunidos, começamos com uma fala da instituição para que ela possa compartilhar sua experiência e expectativa. Em seguida os grupos se dividem em salas menores para poderem ter espaço de discussão e criação de ideias. 

Um dos fatores mais legais é que quanto mais multidisciplinar forem as equipes de voluntários, mais impactante vai ser a solução. Isso porque eles vão poder enxergar de diferentes pontos de vista. Ao final das 3 a 4 horas de dinâmica a ONG sai com um passo a passo de soluções feitas sob medida para sua realidade e o Atados acompanha o seu desenvolvimento. Beneficiar a ONG é beneficiar todas as pessoas que ela atende. 

Cartas solidárias

Uma troca de cartas virtual entre voluntários e funcionários de ONGs que estão trabalhando na linha de frente da luta contra COVID-19. Várias dessas instituições não pararam em nenhum momento da pandemia. Podem até ter parado com algumas atividades, mas seguiram forte se articulando e direcionando as doações recebidas para seus territórios que, em sua grande maioria são lugares de vulnerabilidade social. 

É preciso valorizar esses profissionais que se colocaram à disposição, mesmo frente a todas as adversidades, para alimentar, proteger e dar suporte para a população local. Que tal conhecer um pouco mais dessa realidade? 


Estamos totalmente à disposição para entender o seu contexto e da sua empresa para atuarmos em conjunto no dia do voluntariado. Você pode entrar em contato conosco através desse link: formulário