Quando foi a última vez que você escreveu uma carta? Já pensou como seria resgatar essa lembrança?

No dia 12/06 aconteceu a Festa da Troca do projeto Carta & Livro do Instituto Alcoa, em parceria com o Projeto Arrastão.

De um lado, temos o Projeto Arrastão, uma organização que atua desde 1968 no Campo Limpo, diretamente com a população em situação de vulnerabilidade social por meio da educação, cultura, geração de renda, habitação e qualidade de vida. 

Do outro, o Instituto Alcoa. Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto busca promover transformações positivas em localidades em que a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades ao redor.

O projeto

O projeto Carta & Livro consiste em um projeto de voluntariado de troca de cartas entre 30 voluntários e crianças em situação de vulnerabilidade durante 5 semanas. O seu objetivo é que, por meio da escrita de cartas, estimule a leitura e a escrita de crianças em período de alfabetização, além da criatividade, confiança, expressão pessoal e resgate a memória de escrita destas cartas por parte dos voluntários. 

O momento final destas 5 semanas foi a Festa da Troca – um evento de 3 horas que ocorreu no Arrastão em que as crianças e os voluntários se encontraram e trocaram memórias e presentes.

“O projeto Carta & Livro me fez recordar a minha infância. Quanto tempo que não desenhava e entrava no mundo de fantasia de uma criança. É muito gratificante ter uma pequeníssima participação no aprendizado de um menino, que, mesmo sem conhecê-lo bem, também se vê estimulado a ler e escrever. Evoluímos junto com a criança. É uma troca de experiências incomparável. Só agradeço por ter a chance de participar de um projeto tão lindo. Já sinto saudades do meu amigo Guilherme.” Fernando Ramalli – Comercial Bauxita da Alcoa

Este ciclo, muito além de resgatar a infância na vida de cada um dos voluntários, é também de grande crescimento e aprendizado para as crianças – que estão em período de alfabetização e envolvidas em um mundo tão virtual e de contatos e vivências tão efêmeros!

“A interação com crianças tem o poder de nos rejuvenescer. O projeto Carta & Livro nos oferece esta oportunidade com um sabor ainda mais especial que é de ajudar na formação das crianças. Estimular a leitura, a escrita e os desenhos é uma das formas mais tradicionais e eficientes para desenvolver a capacidade cognitiva e emocional, portanto o projeto tem um poder enorme de influenciar positivamente na educação das crianças. Eu e minha esposa, Gianna, adoramos receber as cartas e escrever para nossos correspondentes com historinhas simples, estimulando a curiosidade. O dia do encontro foi muito especial. Eu estava vindo de uma viagem de negócios, com a cabeça cheia de problemas, mas quando cheguei lá e vi a alegria das crianças, foi como se todo o resto, por algumas horas, passasse para segundo plano. Adoramos cada minuto que estivemos juntos e seguramente saímos de lá mais jovens”. Otávio Carvalheira – Presidente Instituto Alcoa

Saiba mais

Confira o vídeo do Carta & Livro com o Instituto Alcoa e Projeto Arrastão:

Quer saber mais detalhes e envolver a sua empresa em um projeto desses? Entre em contato com a nossa área comercial: [email protected].