Por  Bruno Araújo  Voluntário do Comunicadores.

A ONG Moradores de Rua e Seus Cães é uma instituição social que tem como objetivo apoiar as pessoas em situação de rua que tenham cães de estimação. Iniciada em 2012, já fez mais de 33 eventos com o apoio de muitos voluntários oferecendo, em suas ações, banho, kits de higiene e lanches a essas pessoas e, aos seus cães, tudo o que pode ser encontrado em um pet shop, desde o banho, tosa e até brinquedos. As histórias dos moradores de rua e seus cães já viraram até livro, lançado no exterior pelo fotógrafo Edu Leporo, um dos fundadores da organização.

Por Bianca Sakai.

O projeto nasceu de uma ideia quando o fotógrafo, que dentre todos os seus trabalhos também produzia pet-books, despertou uma curiosidade em saber como era vida dos cães de rua e observando que alguns tinham donos, também começou a tirar fotos dos moradores de rua acompanhados de seus fieis amigos pela cidade de São Paulo. Com esse contato, se apaixonou pelo cuidado e companheirismo entre os donos e seus pets. Em uma de suas abordagens, um casal chamou muito sua atenção. “Eu vi que eles não se importaram de eu fotografá-los, não foram hostis. Perguntei quem eram. Eles moravam na área do Ibirapuera e subiam até a Av. Paulista todos os dias à tarde com os cãezinhos, eram três. Dois vinham andando e o outro, no carrinho de mercado porque era paraplégico. Iam até o McDonald’s da Paulista para dar sorvete para os cachorros, aí eu perguntei o porquê e eles disseram: da outra lanchonete eles não gostam!”

A ONG iniciou com pequenas doações de ração, petiscos e brinquedos aos pets, com as fotos e histórias que relacionavam o dono e seu cão, e em 2015 surgiu o livro romancista “Moradores de rua e seus cães”, que conta a história de relação dos dois. A obra foi produzida através de um financiamento coletivo, os recursos resultantes das vendas foram direcionados ao projeto e o sucesso foi tão grande que o livro foi pré lançado fora do país. Edu promete que vai lançar um segundo livro: “(O livro) Teve um destaque bacana, aí no mesmo ano eu foi convidado para ir até Lisboa, levamos o livro até lá, onde foi pré lançado. Trouxemos até histórias de lá, onde também tem o cara que mora na rua e mais três bacanas que vão entrar no próximo livro, que não entraram nesse, não deu tempo. Vão entrar histórias de moradores de rua e seus cães também de Lisboa”.

Por Bianca Sakai.

As ações recorrentes do projeto social ocorrem uma vez ao mês e atendem 4 cidades em 4 estados do Brasil: São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Natal-RN e Vila Velha-ES. Todos contam com equipes de voluntários, que ajudam em tarefas simples até veterinários. Além de lanche e kits de higiene para as pessoas em situação de rua, há também a parceira Banho de Amor, uma estrutura de chuveiros móveis para uso masculino e feminino. E aos cachorros, ração que o dono leva para a sua habitação, petiscos, banho, soluções antipulga, anticarrapatos, brinquedos, roupinhas para o frio, cuidados à saúde e ao bem estar e uma medalhinha que contém um QR code com informações sobre o cachorro. Caso ele se perca, é possível ler o QR Code pelo celular e entrar em contato com a ONG, que localiza o dono através de um número de celular ou endereço.

Por Bianca Sakai.

A veterinária Silvia Nery Godoi é voluntária do projeto há mais de 4 anos e se interessou pela Moradores de Rua e Seus Cães quando viu um post no Facebook sobre o financiamento coletivo para a publicação do livro. Ela fala sobre o carinho que tem com os beneficiados pelas ações: “Eu sou veterinária e gosto muito de animais, mas não adianta a gente cuidar deles de forma isolada, o mais bacana é que a gente conhece os moradores de rua, ter contato com eles. A grande maioria dos cães dessas pessoas são muito bem tratados, muitas vezes é o único companheiro que aquela pessoa tem”.

Dentre os parceiros da ONG, está a rede de atacado e varejo Makro que colabora com os lanches e kits de higiene, tudo dentro da validade e embalado, além de enviar colaboradores da empresa para ajudar nas ações. Entre eles, Isabelle Brito, 29 anos, que participou da 33º ação e falou sobre sua satisfação de estar no evento e sobre sua esperança por um mundo melhor: “sou apaixonada por cachorro e por gente também, todos nós precisamos de amor, então, estar aqui é muito gratificante, não tem palavras que possam definir o carinho que eles dão pra gente. É  muito sincero, né? Eu acho que a solução para os problemas do mundo é amor. Você olhar para o outro como igual e não como diferente”.

Por Bianca Sakai

Veja MAIS FOTOS em nossa GALERIA