Texto por Gabriel Nardelli, gerente de projetos no Atados.


Faz pouco mais de três semanas que estamos trancados em casa. Desde então, a comunidade de inovação e tecnologia está frenética criando projetos para melhorar ou solucionar alguns desafios enfrentados na maior crise humanitária global que nossas gerações já assistiram.

A vontade de criar é proporcional ao caos lá fora. A velocidade também.

Estamos em casa, mas a quantidade de informações que chegam a cada minuto, as ideias que surgem a partir delas e os grupos de WhatsApp e Slack que se multiplicam diariamente trazem a sensação, como parafraseou uma amiga, de que o mundo se tornou um imenso MVP (menor produto viável).

Por um lado, estou gostando de ver a energia, vontade e até solidariedade que permitem que muitos projetos saiam do papel agora, do jeito em que estão. E evoluam diariamente. Ao vivo. Exatamente como mandam todos os consultores de inovação e tecnologia.

Para contar um exemplo aqui do Atados: faz uns dois anos que trabalhamos pesquisando, criando e programando um sistema de doação para as ONGs. E de repente ele saiu em três dias. Muita coisa precisa ser adaptada, mas já está lá nosso MVP.

E pior (ou melhor?), não levamos em consideração quase nada do que desenhamos nos últimos meses de estudo.

Por outro lado, me preocupa a dificuldade em unificar ações e apoiar projetos já existentes, com mais experiência nas áreas mais requisitadas neste momento.

Pela movimentação que estamos assistindo da rede do Atados, o que as ONGs mais buscam neste momento são recursos financeiros e itens de alimentação e higiene.

Quantas iniciativas de doação já passaram na sua timeline nestes dias? Se você já perdeu a conta, é porque tem muita gente se mobilizando! Mas já imaginou que incrível se a gente pudesse reunir todas as iniciativas em uma mesma plataforma?

Faço essa provocação com otimismo de ver que a necessidade está fazendo brotar projetos e solidariedade em todo canto do mundo.

Não tenho uma proposta de solução pronta aqui. Mas acredito que o próximo passo é conectar.


E neste sentido, estamos convidando interessados para integrarem o canal #TechForCovid19_BR. Se o mundo está em MVP, a tendência é melhorar.

Mas antes, dá tempo de parar, respirar um pouquinho e olhar ao redor, para ver o que já está rolando. Listei aqui o que vi de mais interessante em tecnologia nestes últimos dias, com a colaboração da Rede Tech for Good:

Corona Panel concentra todos os dados mundiais da pandemia atualizados em um painel dinâmico.

Brasil Sem Corona – Mapeamento colaborativo que permite que qualquer pessoa manifeste sua situação atual antes de ir ao hospital: sem sintomas, com sintomas.

Vizinho Amigoiniciativa do Atados reúne voluntários que possam ajudar pessoas em grupos de risco para fazer tarefas básicas como ir ao mercado.

#TechForCovid_PTsite do movimento que começou em Portugal.

#TechForCovid_BR – comunidade no Brasil, também criada no Slack, reunindo profissionais da área com vontade de fazer algo.

Pimp my Carroçamovimento para espalhar a tecnologia mais simples e eficaz possível: água e sabão.

Operação Antivírus jogo que desafia jovens de 12 a 25 anos a se unirem em rede para combater o vírus.

#SigaCorona – agregador de notícias sobre o vírus com fonte confiável.