Texto construído a partir do projeto realizado em parceria com a AMGEN BrasilCartas Solidárias, Experiência Jovem e palestra de sensibilização engajam mais de 150 colaboradores da Amgen Brasil 


Ao longo de todo ano muitas empresas realizam ações de voluntariado com seus colaboradores, gerando engajamento social e impacto. Este é o caso da empresa farmacêutica americana AMGEN que possui o “Dia do Impacto”, uma iniciativa global que estimula os colaboradores a dedicarem parte do seu tempo para as comunidades em que a empresa está presente. 

O que percebemos é que apenas um dia de voluntariado pode ser considerado pouco e hoje em dia temos infinitas possibilidades de estender esse trabalho, sendo muito flexível e com a chance de engajar muitos colaboradores em alguns dias. 

Há 10 anos no Brasil, com seus mais de 400 funcionários, a AMGEN e o Atados iniciaram um relacionamento em 2020 e decidiram realizar a primeira semana de voluntariado da história da empresa em território nacional, o que envolveu a participação de 150 colaboradores. 

A empresa possui um comitê de Responsabilidade Social e tinha como principal desafio mostrar que existem diversas possibilidades de exercitar o voluntariado, mesmo de forma virtual, escancarando todos os estigmas que o período de pandemia nos trouxe. 

A partir daí o Atados foi convidado para apoiar a AMGEN na execução de duas ações, pois o comitê já realizaria uma ação de doação de sangue e entrega de cestas básicas para completar a semana de voluntariado. Desta forma, identificamos dois tipos de projetos que se encaixaram muito bem com a realidade da empresa: Cartas Solidárias e Experiência Jovem

A abertura da semana de voluntariado contou com a presença do fundador do Atados, Daniel Morais, em uma palestra sobre engajamento e voluntariado, preparando todos os participantes para as iniciativas que estavam por vir. Daniel enfatizou a importância do voluntariado empresarial e como participar de trabalhos voluntários pode trazer novas competências aos funcionários, fortalecer equipes, criar maior engajamento e senso de pertencimento nas empresas.

A experiência jovem 

Da Experiência Jovem participaram  23 voluntários da AMGEN e 34 jovens das ONGs Naia e Unibes, que atuam com educação ou jovens aprendizes para incentivar a trajetória deles e ajudá-los a terem melhor desempenho em entrevistas de emprego. Em 6 salas virtuais houve atividades de apresentações, levantamento de fortalezas e desafios, perguntas de entrevista e feedbacks dos voluntários, além de dúvidas que os jovens trouxeram.

Os jovens participantes tinham entre 15 e 21 anos, e participaram de programas de aprendizagem e/ou preparatórios para o mercado de trabalho. A ONG Naia desenvolve programas comunitários que promovem o desenvolvimento social e profissional. A ONG Unibes tem mais de 100 anos de atuação e tem foco no desenvolvimento humano, educação, saúde e cultura.

“ A expectativa estava muito grande para uma experiência muito nova que nunca pensei que faria agora. Conversar com pessoas de grandes empresas foi um marco muito grande para mim!”

Raúl Soeiro

“A forma como o Atados nos abordou foi muito acolhedora, nos deram muitas dicas de como relacionar com os mentores e nos prepararmos para o encontro virtual”

Larissa Oliveira

A interação de jovens em início de carreira com profissionais já experientes no mercado não acontece com tanta naturalidade, uma oportunidade assim pode causar mudanças fundamentais para quem está iniciando. “Foi uma troca muito rica e os profissionais trouxeram muita leveza. Não houve a questão da hierarquia, aprenderam com a gente e nós aprendemos com eles também. Recebemos orientações de como se comportar em entrevistas de emprego, melhorar a comunicação, ampliar os horizontes de possibilidades e não nos fecharmos em poucas opções”, contaram os jovens Gabriel e Camile. 

Cartas Solidárias 

Cerca de 30 voluntários participaram da ação Cartas Solidárias, que consistiu em escrever e enviar cartas em apoio e agradecimento para levar reconhecimento aos profissionais que estão atuando na linha de frente da ONG Aldeias Infantis SOS, durante a pandemia. A ONG Aldeias Infantis é uma Associação humanitária que atua na proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em 12 Estados brasileiros e Distrito Federal. 

” Eu achei incrível. Escrever para mim é algo muito prazeroso e fazia tempo que não realizava a escrita de uma carta. Poder compartilhar sentimentos, sensações e conhecimentos como se fosse uma conversa. Como profissional de saúde fico imaginando as pessoas que estão atuando em linha de frente do COVID e como é esta situação, ainda mais quando você está atento a pessoas mais vulneráveis.  É algo muito impactante.” 

– Mariana Pinto – AMGEN Brasil

Uma ação como esta tem um potencial de gerar muita troca e aproximar os envolvidos, criando um ambiente de conforto por meio da carta para compartilhar sonhos, dificuldades, sentimentos, ideias e, com isso, despertar uma intenção contínua de seguir se voluntariando. Mais de 50 cartas foram enviadas com 47 voluntários da AMGEN em mais de 3 Estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. 

A semana de voluntariado como um marco para a consolidação da estratégia de responsabilidade social 

Como toda estrutura de voluntariado é necessário que ela comece em algum lugar e uma semana de voluntariado pode ser uma pequena demonstração prática do efeito de um programa de voluntariado. 

Thiago Pastore, líder de RH da AMGEN Brasil, celebra o resultado das ações: “Realizamos junto com o Atados a primeira semana de voluntariado no Brasil depois de 10 anos de existência, que foi um marco no sentido de engajamento, interesse dos colaboradores em querer contribuir. Queremos que a Responsabilidade Social se torne mais parte da cultura da empresa, tornando nosso trabalho mais humanizado.” 


Gostou das iniciativas que realizamos com a AMGEN Brasil? 

Aproveite que estamos nos aproximando do dia internacional do voluntariado (5 de dezembro). Esta pode ser uma oportunidade de engajar seus funcionários.

Quer entender como uma semana de voluntariado pode acontecer na sua empresa? 

Entre em contato para uma conversa: https://conteudo.atados.com.br/diadovoluntariado