Por Debora Nunes, responsável pela Fundação 1Bi


A Fundação 1Bi, instituição social do Grupo Movile, tem como sonho que a tecnologia promova oportunidades para todos os jovens brasileiros. Para isso, trabalhamos com projetos de ensino por meio da tecnologia, pois acreditamos que a tecnologia tem um potencial de escala para atingir pessoas de realidades diferentes. 

Nesse sentido, criamos o AprendiZap, uma forma de ensino pelo whatsapp, criada para ajudar a propagar conteúdos de interesse de jovens, estudantes e professores de maneira simples. Escolhemos o WhatsApp por ser muito simples e acessível. Já existe muito conteúdo gratuito na internet, mas faltava um local para direcionar o estudante em uma trilha personalizada.

Vertentes de conteúdo

Hoje existem três vertentes de conteúdo, cada uma com uma instituição parceira da Fundação 1Bi: Competências, Enem e Educação. 

O AprendiZap Competências foi desenvolvido com base nas 10 habilidades do profissional do futuro, listadas pela ONU. A versão de teste está no ar desde fevereiro e já foi utilizada por mais de 13 mil pessoas, com satisfação de 88%. No mês de agosto, lançamos uma versão reformulada com conteúdo desenvolvido em parceria com a Fundação Estudar. 

Também está no ar outras duas versões do Aprendizap: uma para o ENEM, com conteúdo para auxiliar o estudante no exame feito pelo Descomplica, e outra com foco em uso tecnologia para professores, feito em parceria com a ONG Embaixadores da Educação.  

Para conhecer qualquer uma das vertentes, basta acessar o site da Fundação 1Bi, selecionar a área do conhecimento desejada e enviar #APRENDIZAP para o número indicado.

Nossa visão de impacto com este projeto é que as pessoas possam dar o primeiro passo em temas importantes para o seu desenvolvimento. Apostamos que uma tecnologia como o WhatsApp atrelada a uma boa curadoria de conteúdo pode ampliar horizontes para jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Sobre a Fundação 1Bi

A Fundação 1Bi, lançada este mês pelo Grupo Movile, líder da América Latina em marketplaces móveis, tem como objetivo atuar para que a tecnologia promova oportunidades para todos os jovens brasileiros. A iniciativa vai ao encontro do grande sonho da Movile, de encontrar novas formas de melhorar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio da inovação tecnológica.

A atuação da Fundação 1Bi será baseada em três pilares: ensinar por meio da tecnologia; ensinar a tecnologia em si e apoiar organizações que tenham propostas semelhantes às da instituição. As frentes irão contemplar ações de educação por meios digitais, treinamentos e parcerias com outras instituições, cursos para formação de jovens em áreas de tecnologia e programação, hackathons sociais, consultoria para ONGs, dentre outras iniciativas.