Texto por Robson Sales de Souza e fotos por Caio Arbulu, voluntários do projeto Comunicadores São Paulo (2019).
O Instituto Bold tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de jovens e projetar novos talentos para o mercado de trabalho.
Com um cenário econômico nacional desacelerado onde a geração de emprego está cada vez mais escassa e essa situação demonstra avanços em níveis insatisfatórios, percebemos que os jovens são os mais afetados diretamente neste caso.
Historicamente, o grupo de brasileiros de 18 a 24 anos são sempre os mais atingidos com a falta de oportunidades profissionais em períodos de crise. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados em Junho/2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego de jovens de idade entre 18 a 24 anos ficou em 27,3%, que representa um número acima do dobro da média nacional, de 11,8% divulgado em Agosto/19. São mais de 12,6 milhões de pessoas desocupadas. Com esses índices, nada satisfatórios, encontramos vários jovens que precisam de uma ajuda para, por muitas vezes, se colocar no mercado de trabalho.
Para ajudar esse público que necessita acelerar as suas aptidões e entender o que o mercado de trabalho espera de quem está chegando e ao mesmo para as empresas que, muitas vezes, recebem jovens que vem sem aptidões que universidades não conseguem transmitir. Com esse pensamento nasce o Instituto Bold.
Um projeto que nasceu no ano de 2017 em Boston nos EUA. O instituto tem como missão acelerar novos talentos por meio de atividades que contribuam para o desenvolvimento e autoconhecimento. Com o objetivo claro de capacitar esses jovens para que sejam também aceleradores de mais indivíduos no futuro. Com uma meta ousada de impactar 10 milhões de brasileiros até 2030.
Mas como esse projeto chegou ao Brasil?
Thiago Samu, formado em administração, atuou há mais de dez anos nas áreas de estratégia, finanças e novos negócios. Nesse processo, percebendo que havia acelerado a sua própria carreira e alcançado posições de destaque em sua trajetória profissional, sentiu que faltava algo. Desejava uma ação diferente e que impactasse de forma positiva a sociedade – além do que a vida corporativa podia o oferecer.
Em 2016, decidiu estudar fora do país e nesse período se engajou em diversos projetos sociais. Foi quando, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o empreendedorismo na região de Karatu (Tanzânia). Nesse projeto Thiago teve a oportunidade de entrar em contato com 120 estudantes potenciais que iriam ter a missão de transmitir todos aqueles novos conhecimentos para os demais jovens da região e aquilo chamou muito a atenção.
“Isso mudou a minha vida. A gente foi lá para ajuda-los a ter acesso a uma educação de qualidade e achar um propósito de vida, mas quem achou um propósito de vida fui eu. ”, diz Thiago.
Entendendo a sua realidade “privilegiada” no Brasil, onde poucos tem acesso a uma educação de qualidade, Thiago decide trazer essas iniciativas para o Brasil e com a ajuda de algumas universidades americanas o projeto começou a ser desenhado. Em 2018, o primeiro piloto foi implantado no pais. A ideia de ser instituto se dá pelo fato de o projeto não ser de ninguém em específico, mas sim do Brasil como um todo.
O Instituto Bold acredita no potencial do jovem brasileiro e no valor que a nossa diversidade pode representar na construção de um mundo melhor. Acreditando numa geração que não espera as coisas acontecerem, indivíduos que assumem o protagonismo de suas histórias e conseguem impactar o maior número possível de pessoas, disseminando assim esse espirito empreendedor, engajado e inclusivo.
No processo do programa, as fases passam por autoconhecimento, onde o jovem tem a possibilidade, por meio de atividades propostas, de conhecer seus pontos positivos e pontos de melhoria em uma imersão pessoal e profissional chamada de “Jornada Interior”. Os jovens são “provocados” a desenvolver habilidades em negócios, inovação e tecnologia em uma etapa que ganha do nome de “Jornada de Impacto”, além de participarem de processo de coaching, suporte individualizado, networking com empresas e treinamento de habilidades para o futuro, em uma fase que leva o nome de “Jornada do Potencial”.
São mais de 300 horas de capacitação onde o jovem tem contato com metodologias mundiais e inovadoras, com empresas e palestrantes que inspiram e impactam de forma muito positiva os participantes do programa.
Mas o que é ser Bold?
Segundo Alcione Ribeiro, voluntária do Instituto Bold há um ano:
“Ser Bold é fazer a diferença, é ousar ser diferente e não aceitar o não como a última resposta, mas pensar sempre no se como uma possibilidade.”
Ainda sobre ser Bold e o impacto que isso tem na vida dos jovens, Alcione completa: “A gente vê a pessoa sair mais madura. A galera de 20 a 22 anos sai do projeto mais consciente do seu papel na sociedade. Eles já querem mudar o mundo, mas muitas vezes não sabem onde concentrar a energia. Então eles saem com mais foco, entendendo o seu papel para fazer a diferença e preparados para o mercado de trabalho”.
No dia 31 de agosto de 2019, podemos acompanhar uma atividade com os jovens atendidos pela edição atual do projeto. Nesse módulo, os jovens tiveram uma palestra sobre comunicação. Um ambiente muito agradável e de muito aprendizado, onde os jovens tiveram a oportunidade de aprender a se comunicar melhor, recebendo várias dicas de como se estrutura o discurso de apresentação de um projeto, além de dicas de entonação de voz, postura corporal, definição de público alvo e linguagem a ser adotada. Foi possível perceber jovens engajados e atentos à todas as dicas, além de conscientes de sua responsabilidade de disseminar tudo aquilo que aprendem no projeto. Entendendo que somente por meio de educação de qualidade será possível mudar a realidade individual e coletiva.
Como posso ser um Bold?
Para quem está interessado em ser voluntário do instituto. Basta acessar o site e preencher um formulário de inscrição. O candidato passa por alguns processos online e presenciais. O instituto busca jovens estudantes transformadores com sede pelo desenvolvimento, mindset inovador e alto impacto.
About The Author: Atados
More posts by Atados