Como enfrentar a burocracia, problemas financeiros, legislação falha e falta de união no segmento a favor daqueles que não têm voz: os animais.

 Por Amanda Salim – AMPARA Animal

Você tem ideia de quantos animais abandonados vivem nas ruas do nosso país? Mais de 30 milhões. Só na Grande São Paulo o número de cães marginalizados é de, aproximadamente, 2,5 milhões, e gatos, mais de 560 mil. Os números alarmantes escancaram uma verdade: é preciso fazer algo urgente por eles.

O mundo vive um momento em que há enorme necessidade de se construir uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável. E isso só é possível se lembramos que os animais são seres que sentem, sofrem e amam, além de merecerem respeito, amor, cuidado e dignidade.

Segundo dados da Veja São Paulo, pelo menos 500 pets são resgatados das ruas/mês, uma média de 16/dia, cerca de 6000/ano. Se pensarmos que os CCZs (Centro de Controle de Zoonoses) só recebem animais que representam grande risco de saúde à sociedade ou estão em estado terminal, quem se responsabiliza pelo resgate e cuidados com os demais animais (que são maioria)? Vamos também lembrar que apenas 41% dos tutores afirmam que levariam o pet consigo caso tivessem que se mudar. Isso significa que seis em cada dez acham duvidoso que consigam fazer isso.

Abandono é crime, mas sabemos que a lei é muito branda e acaba até incentivando essa atitude contra os animais. Além do desrespeito aos seus direitos básicos, ter bichos na rua de forma indiscriminada e descontrolada representa um grande problema de saúde pública por conta de acidentes e transmissão de doenças. Se o governo não age na medida em que deveria, quem vai resolver o problema?

No dia 10 de dezembro comemoramos o Dia Internacional dos Direitos Animais e nos acalenta saber que tanta gente se move para extirpar os maus-tratos e multiplicar o bem-estar animal! De forma promissora, as ONGs e os protetores independentes representam uma ajuda gigantesca ao poder público. São eles que propagam a causa animal, alertam a população sobre os direitos dos animais, além de convidar a comunidade a unir forças e participar de ações decisivas para reverter esse cenário nada favorável aos animais.

As ONGs e todo o movimento pró-animal trabalham para retirar animais de situações de maus-tratos, dar conforto, alimento, promover a saúde, a ressocialização e o bem-estar para animais vítimas de sofrimento e descaso. Algumas instituições realizam mutirões de castração a fim de evitar a reprodução descontrolada (já que as prefeituras não dão conta), além de campanhas de educação e conscientização sobre posse responsável e cuidados com os animais. A AMPARA Animal (Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados) – é um lindo exemplo de ONG cuja missão é transformar a realidade dos animais desamparados no Brasil. Desde 2010, a AMPARA Animal trabalha com ações preventivas e ativas, ou seja, projetos educativos, de esterilização e adoção, além de apoiar mais de 250 abrigos com doação de alimentos, medicamentos, vacinas e descontos em exames.

Um dos projetos de destaque da AMPARA é a UMAVET (Unidade Móvel de Atendimento Veterinário), que já realizou inúmeros atendimentos veterinários, além de esterilização e vacinação gratuitos. Mais recentemente, a AMPARA divulgou o lançamento do seu CCPA (Centro de Controle Populacional Animal), cujo objetivo é castrar 700 animais por mês com profissionais qualificados, atendendo quem mais precisa. Incrível, não é?!

A AMPARA defende que os animais merecem respeito, amor, cuidado e dignidade, além de repudiar toda e qualquer forma de violência ou crueldade contra os animais. E você?

Vamos nos unir em torno dessa causa que é de todos nós. Os animais não têm voz e precisam de nós.