No dia 16/07 realizamos um hackathon social, resultado de uma parceria com Pernod Ricard e a ONG Pró Saber. A ação recebeu o nome de “Be A Convivialist”, alinhando com um movimento proposto pela Pernod Ricard.
O que é um hackathon social?
O hackathon social segue os mesmos princípios de um hackathon comum, porém com um olhar voltado para o causas sociais. É uma maratona de trabalho que tem como objetivo desenvolver soluções para algum desafio social. Assim, unem-se as competências dos colaboradores de uma empresa para que juntos pensem em soluções eficazes e viáveis para o problema – e, consequentemente, potencializam o trabalho da instituição.
Voluntários da Pernod Ricard uniram-se para propor soluções para os desafios previamente identificados pela ONG Pró Saber. Os desafios eram: desenvolver novas estratégias de captação de recurso e tornar a metodologia Pró Ler e Brincar uma referência nacional.
Através da metodologia de Design Sprint, a equipe foi dividida em grupos e onde cada grupo precisava alcançar uma solução diferente para um dos problemas.
Segundo Nathalia Gonçalves, do Pró-Saber, a metodologia foi essencial para envolver todos os voluntários durante o processo:
“A metodologia envolveu o pessoal em todas as etapas e, no final, as apresentações fizeram muito sentido e teve até um bate-papo com a gente tirando dúvidas e os voluntários fazendo várias sugestões bacanas”.
Pontos importantes para se atentar durante um hackathon social
É muito importante que o grupo se atente a todos os detalhes. Colocar-se no lugar da instituição, levando em conta suas limitações é essencial para que sejam propostas ideias inovadoras.
“Gostamos e acreditamos muito neste tipo de trabalho voluntário com sistematização e foi muito bom poder trabalhar com questões do nosso departamento, o Desenvolvimento Institucional, já que geralmente as empresas querem apenas apoiar os programas. Agora estamos ansiosas em conseguir desenvolver essas ideias e envolver os voluntários nos próximos meses” diz Nathalia Gonçalves, Pró Saber.
Além disso, é importante lembrar que uma ONG funciona como uma empresa. Ela possui diferentes áreas e não somente a que trabalha diretamente com o publico beneficiado.
“As pessoas costumam ver ONGs sem lembrarem que elas precisam da mesma estrutura que qualquer outra empresa para funcionar. Elas possuem áreas de finanças, administrativo, marketing e possuem objetivos tão desafiadores quanto os que costumamos ver no mercado. Ter participado do projeto abriu a minha cabeça e ficou mais fácil usar o meu conhecimento e experiência para trazer soluções e ideias para as problemáticas apresentadas.” explica Ana Albrecht, colaboradora voluntária da Pernod Ricard.
Voluntários
Para os voluntários da Pernod Ricard, participar de uma maratona como essa foi um momento de muitos desafios e aprendizados. Utilizar habilidades trabalhadas diariamente na empresa para o trabalho voluntário beneficia tanta a instituição quanto o voluntário e empresa. Segundo Ana, o olhar para as iniciativas internas da empresa muda uma vez que o propósito com causas maiores está enraizado em todas as iniciativas.
É uma oportunidade de melhorar suas competências e ao mesmo tempo sair da caixinha utilizando empatia, criatividade, escuta-ativa e trabalho em equipe com outras pessoas.
“Muitas competências conseguimos explorar e desenvolver nesse tipo de projeto. No entanto, acredito que as mais relevantes seriam: inteligência social e emocional, foco em resultado e solução de problemas e trabalho em equipe. A vontade de fazer acontecer e não se deixar abalar pelas dificuldades e desafios, nos torna resilientes e cria um propósito muito forte em tudo o que fazemos. Na minha visão, os principais impactos sociais foram as possibilidades de reduzir a assimetria de informação entre classes sociais e compartilhamento de conhecimento entre a ONG, Atados e Pernod Ricard, além da oportunidade de permitir que a soluções trazidas possam ganhar escala compartilhando aprendizados com replicabilidade e abrangência para demais outras ONGs.” explica Ana Albrecht, voluntária da Pernod Ricard.
Sobre o Pró-Saber
O Pró-Saber é uma organização de educação que tem como objetivo a formação de leitores por meio do brincar. Ela existe há 16 anos e atua com crianças e jovens moradores da comunidade de Paraisópolis.
Atualmente, atende cerca de 120 crianças de 4-8 anos e 30 jovens de 15-18 anos. Conta também com uma biblioteca comunitária com mais de 2.000 usuários cadastrados moradores da região.
“Gostamos muito de ter participado dessa facilitação. Estávamos um pouco céticas de que conseguiríamos desenvolver as questões sugeridas no tempo disponível, mas confiamos no trabalho do Atados. Foi surpreendente ver todos trabalhando focados em encontrar soluções realistas para o que precisávamos.” Nathalia Gonçalves, Pró Saber
Se quiser saber mais sobre nossas metodologias que podem ser utilizadas no voluntariado, entre em contato com a gente. O Atados pode ajudar a revolucionar o programa de voluntariado da sua empresa!
*Texto escrito por Isabela Beato, Analista de Projetos do Atados
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