Texto por Isabella Arruda e fotos por Larissa Carolina, voluntárias do projeto Comunicadores São Paulo (2019).


Na Bíblia, David foi um dos reis mais importantes de Israel, mas ele ficou conhecido mesmo por não ter fugido da luta e ter derrotado a grande ameaça ao exército israelita, Golias, o gigante. Porém, a história que eu vou contar é de outro David, este que apesar de uma passagem bem curta nesta terra foi um anjo na vida de centenas de pessoas.

Quando Marlene Simoni Soares tinha 27 anos, ela deu luz a um menino, que é o responsável por eu estar contando essa história. David, seu bebê, foi acometido por meningite, doença que deixaria sequelas pelo resto de sua vida. Infelizmente ele faleceu com apenas seis meses, mas sua missão não estava completa. Mais tarde ele apareceria para sua mãe em sonho, segurando uma placa com os seguintes dizeres: Casa de David. 

Foi então que em meados de 1962, “Tia Marlene” como ficaria conhecida fundou no bairro do Tucuruvi/SP a então Casa de David. Depois, graças à doação de um sítio localizado perto da rodovia Fernão Dias, pode se mudar para onde hoje é a sede da instituição. A casa tem por objetivo abrigar e cuidar de pessoas que possuem alguma deficiência intelectual, física ou com autismo, sendo estes hospedados na unidade de Atibaia.

Em sua maioria, seus moradores são carentes e/ou foram abandonados por suas famílias. Olhando de fora, esta parece ser uma daquelas histórias tristes em que um gigante vai vir e destruir tudo. Mas os moradores da Casa de David escolheram lutar e derrotar seus “Golias”. E como eles o fazem? Eles têm seus corações cheios de amor para dar, encaram a vida com aquela doce alegria de uma criança, desconhecendo a palavra vergonha ou impossível, buscando sempre aprender e a Casa de David os ajuda a serem suas melhores versões.

Lá, eles encontram todo o suporte necessário, moradia, alimentação, atendimento médico, psicoterapêutico, odontológico e fisioterapia. Mas principalmente, encontram funcionários cheios de carinho e empenho para ajudá-los. Que é o caso da Josenilda, ela trabalha na instituição há 21 anos e hoje coordena as oficinas de papel no setor terapêutico, oficinas estas em que os assistidos participam colocando a sua criatividade  em prática, seja realizando desenhos, colagens e pinturas ou nas oficinas de artesanato em que eles criam peças onde utilizam miçangas, crochê ou tear.

As oficinas foram especialmente projetadas, elas utilizam material reciclado e tudo é pensado para estar livre de substâncias tóxicas. “Jo”, como é conhecida dentro da casa, é educadora e diz “Eu acredito na capacidade do ser humano, e quando venho para cá, sei que eu vou ensinar alguma coisa e vou aprender o dobro do que eu ensino.” A maioria das coisas produzidas nestas oficinas são vendidas no Bazar da Casa, eles também vendem roupas e móveis que são doados e não podem ser utilizados no local.

Os assistidos também praticam diversas atividades esportivas, entre elas natação, momento este em que muitos deficientes físicos conseguem sair de suas cadeiras e se movimentar dentro da água, corrida de rua e yoga.  E eles não só “praticam”, eles competem! Como é o caso do Cristian, que tem paralisia cerebral, e é campeão registrado pela federação em Bocha paraolímpica, um esporte de precisão de bola.

E não pense que os assistidos da casa ficam longe da tecnologia. Com a Gameterapia, eles se desenvolvem se divertindo. Jogos eletrônicos em sua maioria com sensores de movimento são utilizados nas sessões terapêuticas, fisioterapêuticas, ortopédicas ou neurológicas. O que proporcionou a casa uma participação na maior feira de games da América latina, a BGS. Seus assistidos participam jogando e a casa recolhe alimentos daqueles que compram a meia-entrada voluntária. 

Mas se você perguntar para qualquer um na casa de David, a maior alegria do momento é a bateria superação! É isso mesmo, essa galera tem um sorriso no rosto e samba na veia, como todo bom brasileiro. O “projeto samba para todos” tem o objetivo de criar um grupo de shows para apresentações em eventos, que promovam a Casa de David, através da música.

Mais que isso, o projeto inclui essas pessoas na sociedade utilizando uma das nossas maiores heranças culturais: o samba. Eles têm aulas todos os sábados com um professor maestro no teatro da instituição, e eles mandam muito bem!  já colecionam apresentações por aí, mas ainda pretendem crescer mais! Fica de olho!

É importante ressaltar que nenhum deles é obrigado a participar das atividades citadas, eles vão por conta própria, pelo gostar de pintar ou correr e cada um recebe toda a atenção necessária para se sentir encaixado naquilo que escolheu fazer. Limitações físicas ou mentais não são o suficiente para parar ninguém lá da casa de David. 

É claro que uma instituição que possui capacidade de internação de mais de 330 pessoas, precisa de toda ajuda possível. E quando eu falo toda, é toda mesmo! O trabalho voluntário é essencial para o crescimento da casa. Seja com visitas recreativas ou mão de obra nos eventos em que a casa participa, ou as tão necessárias doações, a Casa de David sempre será muito grata a tudo aquilo que possa vir do coração.

O mesmo que eles ensinam para todos da casa é o que eles praticam que é o amor e o respeito ao próximo, sempre com muita educação e boa vontade.

A Casa de David começou a partir de um sonho, literalmente. Mas hoje ela existe graças à junção de muita gente boa que trabalhou duro ou se sensibilizou com a causa e ajudou, seja como for ela deu um lar para centenas de pessoas que passariam por grandes provações se não tivessem tido toda essa estrutura, levando em consideração que deficiências intelectuais são um grande tabu em nossa sociedade.

Ainda existe a visão de que eles são incapazes, até mesmo “estranhos” ou violentos, mas a Casa de David ajuda a mostrar que eles são apenas pessoas que têm sonhos e vontades e que amam e querem ser amados. Tudo começou, com a perda de um filho e está caminhando com o ganho de muitos outros, uma atitude altruísta de uma mãe que experimentou uma dor tão cruel, mas viu nela a possibilidade de através do amor dedicar uma vida inteira a cuidar de pessoas com deficiência. E assim, um anjo chamado David mudou a história mais uma vez.

 Você pode acompanhar a casa de David pelas redes sociais:

Instagram: @casadedavid1962 

Facebook: /casadedavid1962

Site: casadedavid.org.br


Clique aqui para conhecer mais sobre a Casa de David ou fazer um trabalho voluntário na organização.