Texto escrito por Eliane Miada do ADD.

No dia 21 de setembro relembramos o dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência.  Assim como em qualquer data comemorativa, muitas pessoas irão curtir os milhares de posts sobre a dia e parabenizar a luta de uma pessoa com deficiência. Mas que dia é esse? O que ele significa?

Essa data foi escolhida para coincidir com o dia da Árvore e por ser próxima ao início da Primavera (23 de setembro), simbolizando assim, o sentimento de renovação das reivindicações em prol da cidadania e inclusão.

Você que não tem nenhum tipo de deficiência já parou para pensar realmente o que é ser uma pessoa com deficiência hoje em dia? Muito se fala em inclusão, superação e em igualdades de direitos e quando uma pessoa com deficiência consegue superar algumas barreiras, são até comparadas com super-heróis por lidarem com todas as dificuldades. Mas, na verdade, uma pessoa com deficiência, assim como qualquer outra pessoa, tem as suas limitações, diferenças e precisam aprender como supera-las ou adapta-las para que sejam realmente incluídas na sociedade. E isso não é fácil.

Você já parou para pensar que existem milhares de pessoas com deficiência, cujas limitações são tão severas que dependem da ajuda de terceiros? Seus Pais, familiares ou cuidadores? Que existem pessoas que só se comunicam com um olhar, que vivem em um mundo sem voz, sem som, sem imagem? Algumas pessoas, que além de tudo isso ainda amargam na solidão de um abrigo, hospital e até asilos? Essas pessoas aprenderam com todas as dificuldades a superar as divergências, a dar valor aos pequenos gestos, a valorizar cada dia sem dor, a valorizar um sorriso amigo, uma conversa mesmo que não entendam o significado, a valorizar, de verdade, aqueles que estão sempre ao seu lado, sentir o doce de um beijo e a lembrança do cheiro de um abraço.

Sim, dia 21 de setembro é o dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, mas que não sirva só para lembrar da luta e sim para que nós não esqueçamos de exercer a cidadania em prol de toda a sociedade, para que respeitemos os seus direitos, desde uma vaga de estacionamento especial até o cumprimento de todas as Leis. As pessoas com deficiência são capazes de aprender, superar e valorizar cada minuto da sua vida e devem ser exemplos de luta e força para todos nós.