A preservação da biodiversidade e dos recursos naturais é urgente, e cada um de nós tem um papel fundamental nessa causa

A evolução histórica da humanidade está diretamente relacionada ao aumento da exploração dos recursos naturais. Os avanços da atividade industrial e da urbanização nos últimos séculos trouxeram consequências que colocam em risco a nossa própria sobrevivência no planeta Terra, como o aquecimento global, a redução da biodiversidade, o desmatamento, as queimadas, a poluição hídrica e atmosférica, chuva ácida e o assoreamento dos cursos d’água. 

Demorou, mas felizmente a sociedade tem começado, especialmente nas últimas três décadas, a se conscientizar da urgência de rever como lidamos com os recursos naturais. É preciso uma comunhão de esforços. Todos os segmentos têm um papel fundamental na luta pelo desenvolvimento sustentável: governos, empresas, Organizações da Sociedade Civil, entidades e centros de pesquisa, cada um de nós, individualmente. 

A mobilização pela preservação do meio ambiente e a cobrança pelo uso responsável dos recursos naturais têm crescido a cada ano, e você também pode — e deve — participar dela. Há diversas formas de se engajar nessa causa. Uma delas é com ações práticas do dia a dia. Veja algumas delas:

– Evitar o desperdício de alimentos.

– Reutilizar embalagens e reciclar os resíduos.

– Reduzir o consumo de plástico, entre outros materiais de grande impacto.

– Consumir energia elétrica e água de modo consciente

– Influenciar as pessoas próximas, como familiares, amigos e vizinhos, sobre a grandeza dessas pequenas ações.

 Outra forma de participar e colaborar ativamente por um mundo mais sustentável é por meio do apoio direto a organizações que se dedicam à causa. Acessível a pessoas com habilidades diversas, o voluntariado ambiental abrange um grande leque de atividades. É possível contribuir em: 

– Projetos de conscientização, que promovem eventos, campanhas e palestras abertas ao público. 

– Projetos de divulgação científica, que envolvem produção e veiculação de conteúdo informativo.

– Ações em comunidades locais, com ações como arborização urbana, reflorestamento em parques nacionais etc.

Aqui, no Atados, há oportunidades presenciais e remotas para ser voluntário ou voluntária em instituições localizadas em diversas regiões do Brasil. Em quase nove anos de existência, já foram publicadas 1.200 vagas de 407 ONGs. E 26.451 pessoas se inscreveram para elas. Com tanta #GenteBoa junta pelo meio ambiente e a sustentabilidade, essa já é a terceira causa mais buscada na nossa plataforma em 2021!   

Faça também parte dessa rede! Voluntarie-se e se engaje pelo equilíbrio e pelo bem-estar do nosso planeta.

De Florianópolis (SC), essa ONG também se dedica ao consumo e à produção consciente de vestuário. O movimento está aberto a quem quer experimentar um novo olhar sobre o que veste, por meio de eventos, livros digitais, mapeamento de iniciativas, produção de conteúdos e muita mão na massa.


Conecte-se ao Atados

Atados| Facebook | Instagram

Christian Domingues
Voluntário de Comunicação

Revisão e Edição: Daniela Souza e Juliana Borre