Prevista para 6 de dezembro, premiação vai reconhecer projetos de voluntariado alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

As inscrições para o Prêmio Voluntariado Transformador se encerraram, mas a premiação está apenas começando. Agora, todos os projetos estão passando por uma pré-seleção interna, da qual sairão os finalistas em cada categoria. Depois disso, o nosso Comitê de Avaliação terá a difícil missão de escolher entre eles os vencedores em quatro categorias: Voluntário(a) Transformador(a), em OSCs e Coletivos, Corporativos e em Órgãos Públicos. 

Um projeto com essa importância não seria feito sozinho — afinal, é a transformação coletiva que nos move. Por isso, apresentamos aqui os apoiadores que nos ajudam a tornar a premiação ainda mais significativa, oferecendo seu conhecimento para fortalecer os futuros projetos vencedores. Venha conhecê-los!

Atados

Criado em 2012, o Atados é uma organização da sociedade civil que trabalha mobilizando pessoas para projetos de impacto social. Para isso, temos uma plataforma digital gratuita que conecta voluntários a organizações, projetos com empresas e ações de fortalecimento em rede. O voluntariado transformador é a essência do Atados e acreditamos no potencial da sociedade civil organizada e engajada para o atingimento dos ODS e um mundo mais sustentável. 

“Em um ano com tantas desigualdades acentuadas pela pandemia, reconhecer e exaltar a importância do trabalho voluntário ganha um significado ainda mais especial, que reforça a necessidade da união de diversos segmentos sociais pelo alcance de melhorias na vida humana e no ambiente”, explica Rosa Diaz, gerente de Comunidades do Atados. 

Minas Voluntários

O Centro Mineiro de Voluntariado Transformador — Minas Voluntários atua há mais de 10 anos no desenvolvimento, no fomento e na prática do voluntariado transformador com a missão de conectar e qualificar pessoas e organizações para isso. A instituição trabalha para que o trabalho voluntário se estabeleça como uma estratégia para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

“O voluntariado transformador é a graxa que move a engrenagem necessária para o cumprimento dos ODS. Sem suas ações, é impossível alcançar as metas propostas”, explica Wagner Santos Faria, presidente do Minas Voluntários. 

FUNDAMIG

A Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado — FUNDAMIG é a primeira organização representativa de fundações no Brasil, promovendo o intercâmbio entre elas e associações em Minas Gerais. Sua essência carrega grande parte dos elementos que compõem a Agenda 2030.

“Parcerias, voluntariado transformador e cidadania são itens essenciais para alcançar a Agenda 2030 da ONU, um compromisso da FUNDAMIG e de toda a sociedade”, afirma Júlia de Almeida Calda, superintendente da federação. “Por sua capilaridade e articulação nacionais, enxergamos no Atados um parceiro estratégico nesse sentido, especialmente para a correalização do Prêmio Voluntariado Transformador.”

Abraço Cultural

O Abraço Cultural é um projeto pioneiro que capacita e emprega pessoas em situação de refúgio como professores de idiomas e culturas. Por meio da educação, a organização valoriza, empodera e gera renda para refugiados, além de quebrar preconceitos e estereótipos sobre o tema do refúgio.

Criado em 2015, desde o início o Abraço Cultural contou com o apoio de voluntários que identificaram a possibilidade de reverter o olhar da sociedade sobre os imigrantes. “Até hoje, contamos com uma equipe de voluntários super ativa, que nos apoia nas diferentes áreas de atuação do projeto”, explica Mari Garbelini, diretora executiva da organização. “A ação voluntária é e sempre foi muito importante para a atuação do Abraço Cultural, e é por esse motivo que nos unimos ao Prêmio Voluntariado Transformador.”

Instituto Pro Bono

Fundado há 20 anos com a missão de ampliar o acesso à justiça, o Instituto Pro Bono promove a advocacia voluntária como um instrumento que traz benefícios às populações atendidas e aos escritórios que a implementam. O atendimento pro-bono resgata a função social do direito de garantir a todas as pessoas o acesso à justiça, além de estar alinhado ao ODS 16, de Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

“O advogado que realiza atividades pro-bono resgata um pouco da sua dívida com a sociedade. Constrói, dentro do ambiente de trabalho, uma interação mais humana, mobilizando sócios, advogados, estagiários e demais segmentos do escritório”, comenta Marcos Fuchs, diretor executivo do Instituto Pro Bono. 

Move 3º Setor

A Move 3º Setor é um negócio potencializador de impacto social com a missão de identificar as principais fragilidades das organizações da sociedade civil, propondo soluções e gerando condições para que elas possam seguir com seu papel transformador. Ao contribuir para que essas organizações sigam fortalecidas, a Move 3º Setor atua para um desenvolvimento sustentável da sociedade.

“Solidariedade, altruísmo e cooperação são alguns dos valores que norteiam nossos comportamentos na sociedade”, afirma Elaine Diniz, fundadora da instituição. “Apoiar ações que contribuam com o voluntariado faz parte do que acreditamos para uma sociedade mais justa, com a certeza de que podemos contribuir para que recursos tão importantes como esses nunca se esgotem.”

Movimento Voluntariado de Curitiba

O Movimento Voluntariado de Curitiba é um projeto coletivo que fortalece a causa do trabalho voluntário em instituições sociais por meio de parcerias, integrando pessoas e organizações às causas que buscam desenvolver. O grupo promove eventos de divulgação e promoção do voluntariado, além de realizar oficinas, mentorias e assessorias para voluntários e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). 

“O voluntariado é um importante aliado em ações que visam ao desenvolvimento sustentável”, completa Tania Cardozo, diretora do movimento. “[O trabalho voluntário] desafia as pessoas a doarem o seu melhor e mostra que todos nós somos capazes de transformar e habitar um planeta mais justo e igualitário para todos.”

Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo, aberto a toda e qualquer pessoa que queira registrar e compartilhar sua história de vida. A ideia é transformar essas histórias em patrimônio da humanidade. Além disso, a instituição promove a aprendizagem em escolas públicas ao oferecer roteiros e métodos para a utilização dessas narrativas em sala de aula, o que se alinha ao ODS 4, de Educação de Qualidade.

“O Museu da Pessoa busca construir uma sociedade que seja conectada por experiências de vida, sentimentos e emoções, em contraposição às diversas formas de intolerância”, explica Marcela Tripoli, coordenadora de multiplicação. “Nosso programa de voluntariado é essencial para alcançarmos essa missão, pois ele nos auxilia em diversas frentes para garantir que as histórias de vida estejam acessíveis ao público.”

Outros Filmes

Desde que a produtora foi criada, a ideia era se posicionar como uma alternativa, com outros pensamentos na forma de criar e produzir conteúdo. Durante a pandemia, a Outros Filmes percebeu que não bastava o conteúdo ser diferente, mas os formatos e temas também. O foco é apontar o percurso da Outros para a igualdade de gênero, trabalho decente e redução das desigualdades, presentes nos ODS.

“Nossa vontade de trazer essa diversidade à tona incitou a nos conectar com todos aqueles que também prezam o olhar do próximo”, afirma Manoel Marques, sócio-fundador da produtora. “São esses que se voluntariam os que conseguem da maneira mais branda e clara mostrar a importância de estender a mão e trazer para perto toda a forma de ideias e soluções sustentáveis para um caminho mais humano, possível e positivo.”

Rede Papel Solidário

A Rede Papel Solidário é uma organização da sociedade civil que atua no fomento do terceiro setor por meio de mentorias especializadas nas áreas jurídicas e de gestão. Sendo um facilitador para o trabalho de outras OSCs, negócios de impacto social e coletivos, apoia indiretamente o desenvolvimento sustentável e a realização dos 17 ODS.

Assim, a Rede Papel Solidário acredita no voluntariado como ferramenta de transformação. “A sociedade civil organizada, consciente e dedicada a alcançar o bem comum é a chave para que possamos ter desenvolvimento social e a garantia dos direitos fundamentais. O trabalho voluntário é a contribuição do cidadão para uma comunidade mais equilibrada”, explica Paula Mello, presidente da organização. 

Sherlock Communications

A Sherlock Communications é uma agência de Relações Públicas e Marketing latino-americana focada em apoiar seus clientes internacionais na busca pelas melhores formas de alcançar e engajar os muitos públicos-alvo que vivem na região. Com escritórios em toda a América Latina, a companhia se vê com a missão de atuar de forma responsável na região, de forma a contribuir com as metas propostas pelos ODS. 

“Apoiamos as ações voluntárias porque acreditamos no potencial infinito que têm para transformar o futuro de todas as pessoas de forma altruísta e poderosa”, comenta Amanda Boucault, coordenadora de RP e comunicações para a América Latina. “Os esforços por um futuro melhor se tornam bem mais fortes quando quem enxerga os pontos de melhoria decide pôr a mão na massa sem fins lucrativos, apenas por ter certeza de que essa é a coisa certa a fazer.”

SKY

A SKY é uma empresa socialmente responsável e reconhecida por desenvolver ações e projetos educativos e sociais com foco na a transformação do ambiente de trabalho e da sociedade como um todo. Por meio desse trabalho, a SKY atua para minimizar a pobreza, proteger o meio ambiente, garantir o acesso à educação e que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade, como consta nos ODS.

“As ações [da SKY] são desenvolvidas para que nossos funcionários se sintam como agentes transformadores da sociedade. Nossa motivação é participar desse projeto, que visa premiar projetos que tenham os mesmos propósitos que buscamos”, comenta Sandro Mesquita, vice-presidente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da empresa. “É uma satisfação poder participar e apoiar o Prêmio Voluntariado Transformador.”

tr3s consultoria

A tr3s é uma consultoria especializada em projetos que integram parcerias do governo, do setor privado e do terceiro setor nas áreas de gestão, planejamento e pesquisa, com foco na construção, na implementação e na avaliação de projetos sociais e políticas públicas. A consultoria busca orientar seus projetos e os de clientes para que contribuam com o alcance das metas estabelecidas pelos ODS.

“As ações voluntárias têm um enorme potencial simbólico ao demonstrar que outra forma de atuação no mundo é possível, indo além da busca de recompensas imediatas”, explica Leonardo Fontes, sócio da tr3s Consultoria. “Quando fazemos uma ação voluntária, estamos costurando um pequeno nó em uma enorme teia de relações unidas pelo propósito de construir um mundo menos desigual e injusto e mais sustentável.”

Além desses parceiros, contamos também com o apoio de outras organizações na avaliação de projetos e escolha dos vencedores. Você pode conferir lá na página oficial do Prêmio Voluntariado Transformador.