Trouxemos pessoas reais para provar que o trabalho voluntário pode agregar muito mais na sua vida do que você imagina.

Nosso exemplo na prática de hoje é a Ana Cristina Winckler! Graduada em administração e economia, com 27 anos de experiência atuando, principalmente, na área de Recursos Humanos, conta com um currículo rico em experiências, atuando em empresas como Lloyds Bank, Macedo Agroindustrial, Tyson do Brasil e Flex Relacionamentos Inteligentes como Superintendente de Relações Trabalhistas, além de ser professora na ESAG – UDESC.

1- Você já fez trabalho voluntário? Se sim, por quanto tempo? E por que decidiu fazer?

Sim. Atuei por muitos anos na Junior Achievement, além disso, também presto auxílio na Enactus. Acredito muito nesses projetos e acho importante levar às pessoas conhecimentos sobre questões do dia a dia que depois poderão utilizar na sua vida futura. Sempre busco dividir as experiências que tenho, já que estou a 27 anos no mercado, e levar um pouco disso para essas ong’s e também para os meus alunos. Esse foi um dos motivos que me levou, depois de 20 anos atuando em empresas, a dar aulas. Poder dividir um pouco do que eu tenho com mais pessoas. Acredito que o conhecimento, as experiências devem ser divididas. Nada adianta eu ficar segurando o que tenho, isso não vai me levar a lugar nenhum.

2- Você notou alguma mudança em si no antes e depois do trabalho voluntário?

Sim, acredito que isso nos faz crescer mais e faz com que a gente busque cada vez mais fazer isso, levando inclusive ao meu interesse de dar aulas. Penso que podemos ajudar o outro, porque isso nos faz crescer juntos também.

3- Você consegue se imaginar sem trabalho voluntário? Como você seria se não tivesse realizado nenhum, na sua percepção?

Não consigo. Acredito que mais egoísta e pensando mais em mim.

4- O que você aprendeu fazendo esse tipo de ação e que pretende levar para a vida?

Penso que estamos na vida para cumprir um ciclo, que inclui também dividir um pouco do nosso tempo, das nossas experiências enfim, do que podemos fazer para tornar a vida melhor para todos. Despertando uma semente aqui, outra ali, fazendo a diferença por algum conhecimento ou experiência que trazemos e que pode ajudar o próximo é o verdadeiro reconhecimento para todos nós. Esse é um aprendizado que busco também trazer para a minha família.

5- Na vida profissional, você acredita que ter feito trabalho voluntário ajudou na conquista dos seus objetivos profissionais?

Sim, com certeza. Ajuda você a ver outras realidades, outras visões, outros pontos de vista e assim como levo meus conhecimentos, eu aprendo com essas pessoas e me fazem melhorar no meu trabalho e na minha vida como ser humano.

6- Na hora de contratar, o trabalho voluntário no CV faz diferença?

É um ponto que vejo como diferencial, principalmente pelo objetivo que a pessoa faz esse trabalho voluntário. Acredito que não seja só fazer o trabalho voluntário, mas acreditar no objetivo que está por trás em fazer esse trabalho voluntário. Se não torna-se uma coisa mecânica, porque as pessoas valorizam para contratar, eu vou colocar no meu CV, seja o trabalho que for. Tem que vir de um objetivo interior, de acreditar no que se está fazendo, e não de uma necessidade aparente para colocar no meu CV.

Agora que você viu como o voluntariado fez a diferença na vida da Ana Cristina, que tal começar a transformar a sua vida também? No site do Atados tem diversas opções de voluntariado por todo o Brasil, além dos trabalhos voluntários digitais. Vamos juntos?

#AtadosFloripa