Essa matéria foi escrita pelo Instituto Protea, à convite do Atados.


Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e controle do Câncer de Mama. Em média, 42 mulheres morrem por dia de câncer de mama e aproximadamente 60.000 novos casos de câncer de mama são esperados no Brasil em 2019, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Tendo em vista esse cenário alarmante, para o Instituto Protea, todo mês é Outubro Rosa.

O Instituto Protea é uma organização sem fins lucrativos, fundada em junho de 2018 por Gabriella Antici, que teve câncer de mama por duas vezes e se curou. Percebeu, ao longo de seu processo de tratamento, que apesar do câncer de mama ser uma doença em que se tem 95% de chance de cura, essa doença representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras (INCA, 2018) e a segunda doença que mais mata mulheres no país. A principal razão para essas perdas é o diagnóstico tardio e a demora para o início do tratamento.

Diante disso, o objetivo do Instituto Protea é proporcionar de forma ágil um tratamento digno e de qualidade a pacientes que utilizam o serviço público de saúde e, dessa forma, contribuir para diminuir a taxa de mortalidade das mulheres com câncer de mama no Brasil. O Instituto Protea capta recursos para custear o diagnóstico, exames e tratamento de Câncer de Mama de mulheres de baixa renda.

Hoje a atuação do Instituo Protea é concentrada na Zona Leste de São Paulo através da parceria com o Hospital Santa Marcelina. O projeto Protea Amar – Atendimento ao Câncer de Mama de Alta Resolutividade -, tem como foco aumentar o número de pacientes atendidas com suspeita de câncer de mama e realizar todos os exames de diagnóstico necessários em um só dia, ampliando o serviço já prestado pelo ambulatório de mastologia do Hospital Santa Marcelina.

Além disso, o projeto custeia a realização do exame de mamotomia, uma análise diagnóstica de nódulos não palpáveis, antes realizado por meio de cirurgia no Hospital Santa Marcelina. Realizar este procedimento em um ambiente clínico é mais confortável e menos traumático para a paciente, com menor risco e em menor tempo. Duas vezes ao mês, pacientes são levadas do Hospital Santa Marcelina para o Laboratório Nova Diagnóstica, outra parceria do Instituto Protea, para realizar o exame de mamotomia, com o acompanhamento da equipe do Instituto Protea.

O projeto Protea Amar completa um ano em novembro de 2019 e seu impacto já é percebido com grande alegria. As ações do projeto impactaram mais de 750 mulheres, entre consultas, exames e tratamentos (o que pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia), custeados pelo instituto. O tempo de espera para a realização dos exames diminuiu de 45 dias para 1 dia (a grande maioria das mulheres realiza todos os exames 1 dia após a triagem) e com isso acelerou-se o diagnóstico e início do tratamento dos casos confirmados de câncer de mama do Hospital Santa Marcelina.

São grandes avanços na luta contra o câncer de mama, porém o Instituto Protea reconhece um grande desafio: como lidar com os diagnósticos tardios e, portanto, com as altas taxas de casos de câncer de mama que são descobertos já em estadiamento avançado?

Segundo a Dra Grasiela Benini, Coordenadora da Mastologia do Hospital Santa Marcelina, a prevenção é a principal forma de se detectar o câncer precocemente. A detecção precoce é realizada através do rastreamento entre mulheres assintomáticas da seguinte forma:⠀

  • Autoconhecimento (“autoexame” das mamas). Deve ser realizado mensalmente, após a menstruação;
  • Exame clínico das mamas (exame realizado pelo médico ginecologista, mastologista ou profissional de saúde treinado). Deve ser feita de forma anual em mulheres com 40 anos ou mais;
  • Rastreamento mamográfico. Mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais;
  • Para mulheres de risco elevado: o que significa ter história familiar de câncer de mama em pelo menos um parente de primeiro grau antes dos 50 anos, ter história familiar de câncer de mama bilateral ou de ovário em qualquer idade e ter história familiar de câncer de mama masculino A recomendação é realizar exame clínico das mamas e mamografia anualmente a partir dos 35 anos de idade.

Conscientizar e conscientizar-se sobre a importância da prevenção e controle do Câncer de Mama é papel de todos. Ter acesso a informações de qualidade, conhecer seus direitos e quais acessos disponíveis para um tratamento digno e de qualidade é imprescindível na luta contra o câncer de mama. Vamos além do Outubro Rosa!