Vou começar com uma afirmação sobre seu dia, mas fique tranquilo que seus dados não vazaram. Também não sou tarólogo, astrólogo ou vidente. Mas a chance de acertar ainda é de mais de 90%. Vamos ver?

Hoje você vai chamar um táxi, pedir um lanche, buscar uma rota, pagar sua conta, assistir sua série preferida, distrair seu filho ou ouvir uma música pelo seu celular, certo?

O celular já é nosso maior companheiro há algum tempo e aos poucos todas as nossas atividades do dia-a-dia vão se adaptando para entrarem no dispositivo que não sai das nossas mãos.

Cada ação dessa gera informações para os sites e apps acessados, que transformam isso em dados para suas empresas – o chamado big data – que, por sua vez, analisam e transformam isso em novas ferramentas, atualizações ou interações com seus consumidores.

E como será que as iniciativas sociais estão se adaptando a esta realidade para trazer ações relevantes que acompanham este movimento?

Você já imaginou que seria possível chamar um carroceiro para pegar aquela sua geladeira antiga por um aplicativo específico para isso? Este é o Cataki, iniciativa do Pimp My Carroça que nos conecta facilmente com os catadores mais próximos do local naquele momento, para agendar uma coleta.

E quando falamos em mobilização de grupos em torno de causas, o que você lembra? Talvez aquelas mensagens de whatsapp e dos amigos que perdemos nas últimas eleições, né?

Mas tem uma galera que leva isso a sério demais! Aliás, não é bem uma galera, é uma robô: a Beta Feminista.

Sim, existe uma robô que “monitora a política brasileira pra identificar votações e discussões que impactam os direitos das mulheres” e “quando uma delas entra em pauta, ela traduz do politiquês e convida as minas para fazer sua opinião chegar até os políticos”.

Em outro projeto, a Operação Serenata de Amor, criou a Rosie, uma robô que combina inteligência artificial e big data para examinar gastos públicos e fiscalizar pagamentos dedeputados brasileiros em busca de irregularidades.

No dia 30 de Abril, o Atados e a Fundação1Bi, instituição social do Grupo Movile, vão reunir empresas e fundações para conhecer cases atuais e discutir os caminhos da utilização de tecnologia, especialmente big data e inteligência artificial no Brasil, para promover ou ampliar impacto social de iniciativas da sociedade civil.

Se interessou? Acesse bit.ly/TechForGoodEvento, faça sua inscrição e até mais! #TechForGood